A nadadora olímpica Tatjana Schoenmaker, da África do Sul, estabeleceu um novo recorde olímpico nos 200 metros de peito feminino na última quarta-feira (28), em Tóquio. Dias antes da sul-africana estabelecer o novo recorde, ela primeiro foi às redes sociais para expressar abertamente sua fé cristã e orar a Deus para que lhe dê paz e uma atitude de gratidão, independentemente do resultado.
Mesmo com a mistura de choque e emoções inexplicáveis ??que a jovem de 24 anos disse que sentiu antes de competir, ela ainda encontrou tempo para orar em um post em suas redes sociais, com mais de 24.400 seguidores. “Deus Pai, que a Tua vontade seja feita, que a Tua paz nos preencha, que possamos louvá-lo, não importa o resultado”, escreveu em oração.
"Que possamos ser fortalecidos por Sua força para dar tudo de nós e que possamos para sempre estar maravilhados com Sua bondade! Obrigado por nos trazer a este exato momento." acrescentou. Cinco dias depois de sua oração nas redes sociais, Schoenmaker teve sucesso nos 200 metros de peito feminino, estabelecendo um novo tempo recorde olímpico de 2:19,16 na rodada preliminar.
Ela ficou em primeiro lugar na semifinal que aconteceu quinta-feira (29), terminando com o tempo de 2:19,33. Ela venceu a final dos 200 metros peito na noite de quinta-feira (29), levando para casa a medalha de ouro e um novo recorde mundial às 2h18,95. Ela bateu o recorde estabelecido em 2013 pelo dinamarquês Rikke Moller Pedersen.
Ela também quebrou o recorde olímpico na fase preliminar nos 100 metros peito, marcando o tempo de 1:04,82. No entanto, ela levou a prata na rodada final dos 100 metros de peito. Para Schoenmaker, compartilhar suas crenças cristãs no Instagram não é nenhuma novidade para ela.
Há alguns anos, a nadadora aceitou Jesus como seu salvador pessoal em 12 de setembro de 2016. Ela também foi batizada. No aniversário de seu batismo em 2017, ela expressou sua fé em outro post do Instagram. “Hoje, há um ano, tomei a melhor decisão da minha vida, ao aceitar Jesus como meu Salvador pessoal, e que estou disposto a dedicar toda a minha vida em humilde obediência e serviço a Deus (Atos 2: 36-38)” escreveu, acrescentando que estava feliz por ser batizada com duas outras mulheres naquele dia.
Schoenmaker compartilhou em um post em 16 de agosto de 2020, como originalmente 2020 deveria ser “o ano” para nadar nas Olimpíadas. Ela disse que até tirou um tempo dos estudos para treinar para as Olimpíadas. Apesar de seus planos, ela disse que percebeu que não era o plano de Deus.
“[2020], o ano em que venho treinando para toda a minha carreira de natação, mas o que percebi é que foi o ano que planejei, e não necessariamente o ano planejado por Deus”, explicou ela. “Nós sempre ficamos tão envolvidos em fazer nossos planos e do nosso jeito, mas isso está de acordo com o plano / maneira de Deus?”
Durante seu tempo competindo nas Olimpíadas, ela teria encontrado outras maneiras de expressar sua fé de maneiras não virtuais em público. Ela usou dois bonés o tempo todo: um verde representando a África do Sul e um segundo com um Jesus Fish azul e "Soli Deo Gloria" (latim para Glória a Deus) impresso na lateral.
Por: Rhajjah Benites