Tiroteio atinge base de Médicos Sem Fronteiras no Congo e deixa duas pessoas feridas

Compartilhe:
© iAko M. Randrianarivelo/Mira Photo

Um tiroteio atingiu, nesta quinta-feira (20), a base da organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) em Masisi, na província de Kivu do Norte, República Democrática do Congo (RDC). Durante o ataque, um profissional da equipe de MSF foi baleado e está em estado grave. Uma criança, que buscava abrigo com sua família no local, também foi atingida por um projétil.

A organização condenou o ataque, que se soma a uma série de incidentes violentos contra instalações humanitárias na região. “Infelizmente, a vida do nosso colega está em risco”, declarou Stephan Goetghebuer, coordenador-geral de MSF.

A cidade de Masisi tem sido palco de intensos confrontos entre grupos armados desde janeiro, o que tem gerado uma onda de violência e deslocamento de milhares de pessoas. O hospital da cidade, apoiado por MSF, tem recebido dezenas de feridos de guerra, e a insegurança crescente tem colocado em risco pacientes e profissionais de saúde.

Diante da escalada dos ataques, a organização avalia como adaptar suas atividades na região para garantir a segurança de sua equipe e continuar prestando assistência à população afetada pelo conflito.

*Assessoria de imprensa