MS brilha na alfabetização e ganha selo ouro do Governo Federal

Compartilhe:
Premiação foi recebida pelo secretário de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, Hélio Daher, ao lado de gestores estaduais, municipais e distritais de todo o País. - Foto: Divulgação

Mato Grosso do Sul foi reconhecido nacionalmente por seus esforços na alfabetização infantil ao receber o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, na categoria “ouro”. A premiação aconteceu na última segunda-feira (10), em Brasília, durante um evento que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Educação Camilo Santana e de representantes da área educacional de todo o país.

O secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, representou o governador Eduardo Riedel na cerimônia e destacou a importância do reconhecimento. “Essa homenagem reflete nosso compromisso com a alfabetização. É um prêmio pelo trabalho das nossas escolas e de todos os profissionais envolvidos. Seguimos firmes na busca pela qualidade da Educação no Estado”, afirmou.

A premiação, instituída pelo Decreto Presidencial nº 12.191/2024, integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e busca reconhecer iniciativas exitosas de estados e municípios na implementação de políticas educacionais voltadas à alfabetização infantil.

Estados premiados

Ao todo, 27 estados e mais de 4,6 mil municípios participaram da iniciativa. O selo “ouro” foi concedido a 13 estados e ao Distrito Federal, enquanto nove estados receberam o selo “prata” e três o selo “bronze”. Mato Grosso do Sul figura entre os destaques da premiação ao lado de estados como Ceará, Minas Gerais e Paraná.

No estado, 38 municípios conquistaram o selo “ouro”, 20 receberam o “prata” e três foram contemplados com o “bronze”, reforçando o compromisso com a alfabetização infantil em diversas regiões.

Alfabetização como prioridade

O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização será concedido anualmente às secretarias de Educação que atenderem aos pré-requisitos do CNCA, apresentando documentos e comprovações das ações realizadas. Em 2025, além dessa premiação, o MEC promoverá uma segunda etapa de reconhecimento para os estados e municípios que atingirem as metas estabelecidas pelo programa.

Criado em junho de 2023, o CNCA tem como meta garantir que 100% das crianças estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental até 2030. O programa também busca recompor a aprendizagem de alunos do 3º ao 5º ano afetados pelo impacto da pandemia.

*Com informações Portal MS