
A Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal), em parceria com a Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), lançou a campanha Outubro Rosa Pet, voltada para conscientizar a população sobre a prevenção de câncer de mama, útero e ovário em cães e gatos.
De acordo com o médico veterinário da Suprova, Samuel Figueira, a incidência de câncer de mama em cadelas e gatas é alarmante, exigindo atenção e medidas preventivas. “O Outubro Rosa é amplamente conhecido pela conscientização sobre o câncer de mama em mulheres, mas queremos aproveitar a campanha para alertar também sobre a saúde dos pets”, explicou.
O veterinário destacou que a castração é uma das principais medidas preventivas contra tumores mamários, de útero e ovário em animais. “A castração precoce, principalmente em fêmeas jovens, reduz significativamente o risco de desenvolvimento dessas doenças. Além disso, é importante desaconselhar o uso de injeções anti-cio, que podem contribuir para o surgimento de tumores”, alertou Samuel.
Segundo dados do CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária), cerca de 60% das cadelas e 30% das gatas podem desenvolver câncer de mama ao longo da vida. Estudos apontam que 80% dos animais acima de sete anos podem estar suscetíveis a esses tipos de câncer. A castração se apresenta como uma medida eficaz para combater esses índices.
O Governo de Mato Grosso do Sul também prepara o lançamento de um programa de castração gratuita, que percorrerá os 79 municípios do estado a partir do próximo ano. “Além das castrações, os animais serão microchipados, promovendo a guarda responsável”, explicou Samuel.
A campanha Outubro Rosa Pet busca, ainda, sensibilizar os tutores sobre a importância das visitas regulares ao veterinário, além de orientar sobre o cuidado com o uso de hormônios em fêmeas. A conscientização é fundamental para garantir a saúde e o bem-estar dos animais.
Para mais informações sobre a campanha e o programa de castração, os interessados podem entrar em contato com a Suprova pelo telefone (67) 3316-9192 ou visitar o local, que está situado no Memorial da Cultura e da Cidadania “Apolônio de Carvalho”, em Campo Grande.