OMS declara surto de Mpox como emergência de saúde pública internacional

Compartilhe:
Vírus da varíola dos macacos Foto: CDC/Cynthia S. Goldsmith, Russell Regnery

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, nesta quarta-feira (14), que o surto de mpox, anteriormente conhecido como varíola dos macacos, na República Democrática do Congo, e que se espalhou para outros países, é uma emergência de saúde pública de alcance internacional. Essa é a segunda vez em dois anos que a OMS emite esse alerta para a doença, que anteriormente havia sido considerada sob controle em maio do ano passado.

Desde janeiro de 2022 até junho de 2024, foram registrados 99.176 casos confirmados de mpox em 116 países, com 208 mortes. Apenas em junho de 2024, 934 novos casos foram confirmados e quatro mortes foram registradas em 26 países, o que indica a continuidade da transmissão da doença.

As regiões mais afetadas em junho incluem a África, com 567 casos, seguida pelas Américas (175 casos), Europa (100 casos), Pacífico Ocidental (81 casos) e Sudeste Asiático (11 casos). O Mediterrâneo Oriental não registrou novos casos no período.

A situação preocupa a comunidade internacional, uma vez que a doença já se espalhou para a Europa e América do Norte, ressaltando a necessidade de vigilância e medidas preventivas globais.