
O Governo de Mato Grosso do Sul concluiu o curso de formação “Grêmio Estudantil: Cidadania Ativa”, voltado para os 184 mil estudantes da Rede Estadual de Educação (REE). O encerramento, realizado na terça-feira (13), contou com a presença do governador Eduardo Riedel, que participou de uma roda de conversa com representantes de grêmios estudantis de Campo Grande e de municípios do interior.
O curso, iniciado em maio, teve como objetivo aproximar os alunos das 347 escolas da REE das decisões e ações da comunidade escolar, promovendo o exercício da cidadania. Durante três meses, os estudantes receberam formação sobre marcos legais e históricos das agremiações, além de debaterem a importância da participação ativa e democrática nas escolas e comunidades.
Em sua fala, o governador Riedel destacou a importância da cidadania e da educação no desenvolvimento das lideranças jovens. “É uma alegria presenciar o desempenho dos líderes de grêmios estudantis. A discussão política e a liderança dentro da escola são partes fundamentais da formação cidadã”, afirmou.


Os participantes abordaram temas como investimentos em tecnologia nas escolas, formação para o mercado de trabalho, e oferta de atividades esportivas e culturais. O governador também compartilhou sua experiência na vida pública e ofereceu orientações aos estudantes sobre liderança.
Para muitos estudantes, como Mateus Gleiser e Gabriela Borges Gomes, o curso foi uma oportunidade para desenvolver habilidades de comunicação e liderança. Gabriela, vice-presidente do grêmio estudantil em Sidrolândia, destacou que o curso ajudou a melhorar sua comunicação e a alcançar conquistas importantes para a escola, como a inclusão de informações sobre a cultura indígena, de que ela faz parte.
O evento de encerramento também marcou o lançamento do 1º e-book do Grêmio Estudantil, consolidando as discussões e aprendizados adquiridos ao longo do curso. A iniciativa foi realizada pela Secretaria de Estado da Cidadania (SEC), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED) e outras instituições.
Além da formação dos grêmios estudantis, o governo do estado também investe na melhoria da infraestrutura das escolas, com 30% das unidades já reformadas e outras 40% em andamento. A segurança nas escolas também foi reforçada com sistemas de monitoramento e a criação do Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (Nise), visando proteger estudantes e profissionais da educação.