Enfrentamento à violência contra a pessoa idosa em Mato Grosso do Sul

Compartilhe:
Foto: Comunicação da Cidadania.

O Ministério de Direitos Humanos e da Cidadania promoveu um evento em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, nesta quarta-feira (26), para discutir o enfrentamento à violência contra pessoas idosas. A programação incluiu palestras com o secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva, e o presidente do Conselho Nacional da Pessoa Idosa, Raphael Castelo Branco.

Manhã: Diálogo Transversal

Pela manhã, ocorreu o diálogo transversal entre conselheiros e gestores sobre “Violência contra a Mulher Idosa e Controle Social”. O evento foi realizado na Escola Superior da Defensoria Pública do Estado de MS, a partir das 8h, em parceria com a Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoa Idosa e Mulheres, e a Defensoria Pública de MS.

Tarde: 9º Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa

À tarde, o evento prosseguiu na Assembleia Legislativa, com o 9º Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa. A iniciativa foi promovida pela Subsecretaria de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa e pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. O seminário faz parte das ações do Junho Prata, uma campanha estadual de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa.

Participação das Autoridades

O secretário nacional Alexandre Silva destacou a importância de ouvir todos os segmentos que atuam na defesa dos direitos da pessoa idosa para construir soluções coletivas e melhorar a segurança das pessoas idosas. Ele ressaltou que a violência contra a pessoa idosa ainda é recorrente, especialmente nas formas financeiras e patrimoniais, e que é necessário criar ações mais eficazes para combater essa realidade.

Raphael Castelo Branco, presidente do Conselho Nacional da Pessoa Idosa, enfatizou a necessidade de reunir todos os defensores dessa causa para discutir alternativas e ações que fortaleçam a política de proteção à pessoa idosa.

Junho Prata

O evento integra a campanha Junho Prata, instituída pela Lei Estadual 5.215/2018, que promove reflexões sobre os cuidados e o acolhimento à pessoa idosa. A campanha reúne o Governo do Estado, a Assembleia Legislativa, a UEMS e outros parceiros na construção de políticas públicas de prevenção e enfrentamento às violências.

A subsecretária de Políticas Públicas para Pessoa Idosa, Zirleide Barbosa, ressaltou a importância da presença do secretário nacional Alexandre Silva dentro da programação do Junho Prata.

Programação do Evento

  • Data: 26 de junho de 2024
  • Horário: 08h
  • Local: Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Mato Grosso do Sul, R. Raul Píres Barbosa, 1464 – Vila Manoel da Costa Lima, Campo Grande – MS

Seminário Estadual

  • Horário: 13h30
  • Local: Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul

Agenda do Seminário:

  • 13h30 – Abertura e composição da mesa de autoridades
  • 13h40 – Apresentação cultural
  • 14h – Palestra com Alexandre Silva, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania
  • 14h40 – Palestra com Raphael Castelo Branco, presidente do Conselho Nacional da Pessoa Idosa
  • 15h20 – Intervalo
  • 15h40 – Mesa redonda com representantes da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoa Idosa, Secretaria Nacional de Proteção aos Direitos da Pessoa Idosa e Conselho Nacional da Pessoa Idosa.

Inscrições:

A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo link fornecido pelos organizadores do evento.

Inscrição: Diálogo Transversal entre Conselheiros e Gestoras com o tema: “Violência contra a Mulher Idosa e Controle Social”

Inscrição: 9º SEMINÁRIO ESTADUAL DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA. DATA: 26/06/2024. HORÁRIO: 13:30h às 17h. LOCAL: Plenário Júlio Maia – Assembleia Legislativa/MS