Nova tendência da moda fitness evangélica cresce no Brasil

Compartilhe:
Reprodução

A presença das mulheres evangélicas nas academias do Brasil vem impulsionando o crescimento de um segmento de vestuário específico: roupas de treino que evitam a exposição excessiva do corpo. A Shopee, uma das maiores plataformas de e-commerce no país, relatou um aumento de 400% nas buscas por “moda evangélica na academia”.

Normalmente, as roupas de academia são desenhadas para acentuar as curvas femininas, muitas vezes em detrimento do conforto. No entanto, as mulheres evangélicas, que seguem uma doutrina de preservação do corpo, têm gerado demanda por um mercado distinto. Elas optam por peças que mantêm a discrição, evitando tops ou shorts curtos.

A Shopee registrou um aumento significativo na procura por roupas como “saia calça fitness evangélica” e “legging academia com saia evangélica”, cujas buscas cresceram 270% e 600%, respectivamente. Atualmente, mais de 170 revendedores na plataforma oferecem peças que atendem a essas necessidades específicas.

Bruna de Brito, de 22 anos, é uma das adeptas dessa moda. Ela relatou ao portal Correio da Manhã que as roupas de treino tradicionais a faziam sentir desconfortável e exposta: “Eu evitava ir à academia por conta da roupa. Pegava camisetas velhas do meu pai para usar. As roupas tradicionais mostravam muito meu corpo com malhas finas e ‘aumenta bumbum'”, disse Bruna.

Ela encontrou conjuntos confortáveis feitos de tecidos que não marcam as partes íntimas e disponíveis em todos os tamanhos: “Valeu muito a pena, me proporcionou uma leveza na consciência. Tudo que vestimos precisa transmitir uma imagem de respeito. Pela minha vestimenta, dá para ver quem eu sou”, acrescentou.

A crescente disponibilidade de peças que atendem às exigências das evangélicas tem motivado mais mulheres a se matricularem em academias para cuidar do corpo. “As mulheres estão entendendo que a vestimenta não define o nível de sua fé cristã, mas que roupas decentes são importantes. Isso tem aumentado o número de evangélicas cuidando da saúde e se sentindo bem com o emagrecimento e a formação muscular, sem ferir seus princípios”, explicou Bruna.

O impacto dessa mudança vai além da academia. Bruna destacou que tem percebido uma mudança no cotidiano das mulheres cristãs: “Vejo mulheres vestidas com roupas lindas, modestas e confortáveis. No Instagram, acompanho bastante conteúdo sobre como ser elegante sem ser vulgar. Isso não serve apenas para evangélicas, mas para todas as mulheres. Na minha opinião, a elegância e o pudor são para todas.”

Essa tendência reflete uma adaptação da moda fitness para atender às necessidades de um público específico, promovendo inclusão e respeito aos princípios pessoais das usuárias.