Ministério da Saúde alerta para aumento de casos graves de dengue no Brasil

Compartilhe:

Foto: reprodução

Nesta quarta-feira (28), o Ministério da Saúde promoveu uma reunião com secretários de saúde estaduais e municipais para discutir o crescente número de casos graves de dengue no país.

Desde o início do ano, o Brasil já contabiliza 973 mil casos prováveis da doença, resultando em 195 mortes. A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério, Ethel Maciel, destacou a preocupação com o aumento dos casos graves, principalmente entre idosos com outras doenças pré-existentes. Ela propôs medidas como estabelecer uma triagem diferenciada para esses pacientes nos serviços de saúde, garantindo um atendimento prioritário para diagnóstico e tratamento.

Tradicionalmente, o pico de casos de dengue ocorria no mês de abril, porém, neste ano, o país já enfrenta o pior pico de casos para o mês de fevereiro dos últimos anos. Diante desse cenário, o governo anuncia o início da divulgação da campanha do Dia D de combate à dengue, que acontecerá no próximo sábado (2). A iniciativa visa fortalecer as ações de prevenção e eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, com o slogan "10 minutos contra a dengue".

 

Da redação