
Em reunião do Fórum dos Governadores do Brasil Central, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, reafirmou o compromisso de erradicar a pobreza extrema no estado dos próximos três anos. O anúncio foi feito durante o encontro em Brasília, destacando as ações e programas sociais em andamento.
O governador enfatizou o programa “Mais Social”, que, a partir deste ano, oferece um auxílio de R$ 450,00 mensais a 60 mil famílias por meio de um cartão social, permitindo que os beneficiários realizem suas compras de forma autônoma. Outro programa recomendado foi o “Energia Social – Conta de Luz Zero”, que cobre a conta de energia de famílias de baixa renda que consomem até 220 kWh por mês, beneficiando cerca de 153 mil famílias em 2023.
Eduardo Riedel ressaltou que os programas sociais não se limitam à transferência de renda, buscando uma abordagem integrada que impacte áreas como educação, saúde e segurança. Ele destacou a importância de ir ao campo, produzir banco de dados e inteligência para obter resultados concretos.
Além do foco na assistência social, o governador destacou a necessidade de crescimento econômico para gerar empregos, acompanhado por políticas de qualificação profissional. O programa “MS Qualifica” foi considerado como uma iniciativa em andamento, incluindo ações práticas como o Voucher Transportador.
Riedel também abordou a política de educação no estado, revelando que 60% das unidades da Rede Estadual já oferecem ensino em tempo integral. Ele enfatizou o transformador impacto de iniciativas bem executadas, como uma ampla rede de restaurantes que oferece merendas em 347 escolas, atendendo a 220 mil alunos com três refeições diárias.
O evento contou com a presença dos secretários estaduais Jaime Verruck (Semadesc), Patrícia Cozzolino (Sead), do secretário-adjunto da Sejusp, Ary Carlos Barbosa, e do secretário-executivo de Conselhos e Consórcios, Jader Julianelli.
Por: Alzira Gavilan