Missionário brasileiro desaparecido no Quênia foi executado a tiros, conta esposa

Compartilhe:

Arquivo pessoal

Foi confirmado o falecimento do pastor e missionário Francisco Antônio Chagas Barbosa. O brasileiro estava desaparecido desde a última quarta-feira (7) no Quênia, país localizado no leste da África, onde residia com sua família há 12 anos.

O pastor Francisco foi assassinado a tiros e seu carro foi posteriormente incendiado. A informação foi confirmada por sua esposa, a pastora e missionária Franciane Barbosa.

"A polícia está investigando. Nas imagens, é evidente que Francisco estava dentro do carro. Dois homens o abordaram, colocaram-no veículo. Ele tentou escapar e, nesse momento, foi executado. Sem saber o que fariam, incendiaram o carro. O veículo encontrado com o corpo é realmente o de Francisco", revelou Franciane em uma postagem no Instagram, na página da Missão Cristã Mundial (MCM), instituição missionária da qual o pastor Francisco fazia parte.

A pastora também enfatizou o trabalho do marido, que "alcançou crianças, viúvas e povos que sofriam com a fome e a sede. São inúmeras as sementes plantadas, as Bíblias distribuídas e as vidas que foram salvas pelo Senhor devido à dedicação dele à obra".

Franciane afirmou estar em paz, vivenciando tudo o que o Espírito Santo tem feito em suas vidas. Ela disse que seu coração está tranquilo, pois sabe que o pastor Francisco está com o Senhor. "Ele lutou até o fim e combateu o bom combate", enfatizou, finalizando com um agradecimento pelas orações que o fortaleceram muito.

No Quênia, o pastor Francisco realizou um trabalho com crianças, viúvas, refugiados e os povos turcos, no norte do país, além de servir às igrejas locais. Em comunicado, a MCM afirmou que o líder religioso deixa "um legado único nas missões" e agradeceu a todos que se uniram em oração nos últimos dias. A mensagem também pediu que continuem intercedendo para que o Senhor console sua família e amigos neste momento.

O missionário brasileiro saiu de casa, em Nairóbi, capital do Quênia, para comprar ração no mercado na quarta-feira (7), por volta das 15h30, e não evoluiu. Por volta das 16h03, ele teve seu último contato com a esposa.

A Embaixada Brasileira no Quênia informou que o carro de Francisco, um Nissan prateado, placa KBY 305D, foi visto sendo controlado por um grupo de jovens por volta das 21h do mesmo dia. Ainda não há informações sobre os motivos que levaram ao falecimento do missionário.

Uma autópsia será realizada para determinar a causa da morte e revelar os últimos momentos do pastor, de acordo com a imprensa queniana. O chefe da polícia de Nairóbi, Adamson Bungei, afirmou que a equipe encontrou o corpo de Francisco irreconhecível no lado direito do porta-malas do carro. A polícia suspeita que ele tenha sido assassinado em outro local e posteriormente colocado dentro do veículo, que foi incendiado.

 

Por: Alzira Gavilan