Foto: Victor Chileno
Após a repercurssão dos votos que aprovaram o Projeto de Lei das Fake News na Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o Deputado Estadual, Professor Rinaldo (PODEMOS – MS) veio à público se manifestar sobre o voto favorável ao PL.
Em nota, o parlamentar disse que o projeto de lei nº 076/2023 diferente do PL 2630 que tramita no Congresso Nacional, não traz qualquer penalização ou cerceamento ao direito da livre manifestação de pensamento.
O Deputado reiterou ainda a importância de debater o tema, dizendo que todos nós, nossos filhos, entes queridos e amigos estamos sujeitos a sermos vítimas das notícias falsas, por isso precisamos ampliar o debate buscando meios para combater as notícias falsas.
Confira a nota na íntegra:
O projeto de lei nº 076/2023 diferente do PL 2630 que tramita no Congresso Nacional, não traz qualquer penalização ou cerceamento ao direito da livre manifestação de pensamento. O referido projeto tão-somente diz que o Estado orientará a população com ações e programas de educação e prevenção, a fim de que evitemos a divulgação de notícias falsas.
É necessário buscar meios para conscientizar a sociedade a respeito da propagação de notícias falsas na internet, uma vez que vemos vários casos de destruição de famílias, mortes e suicídios por conta de notícias não verdadeiras dissipadas pela internet.
É necessário trazer às claras as consequências para quem usa a internet dessa maneira com prevenção e educação, única via em que acredito para a conscientização e transformação de nossa sociedade.
Todos nós, nossos filhos, entes queridos e amigos estamos sujeitos a sermos vítimas das notícias falsas, por isso precisamos ampliar o debate buscando meios para combater as notícias falsas.
*Deputado Estadual Professor Rinaldo Modesto
Por: Vinicius Souza