Sabatistas farão Enem em horário diferenciado

Compartilhe:

Milhares de estudantes farão o Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, neste fim-de-semana no sábado (08) e domingo (09). Além de toda preparação, os inscritos precisam ficar atentos ao horário das provas. Em Mato Grosso do Sul, os portões serão fechados ao meio – dia e 13h no horário de Brasília. Por isso mesmo, a recomendação é chegar com antecedência de 1h ao local do Exame.

Porém, existe um grupo de inscritos com tratamento diferenciado. Os sabatistas, ou aqueles que guardam o sábado por motivos religiosos, cumprirão o mesmo horário de chegada, mas o horário de início da prova será diferente. É o caso de muitos adventistas.

Eles ficarão e uma sala separa dos demais até o início das provas. Em estados como Roraima, Amazonas e Acre, que tem o fuso horário diferente, as provas terão início ás 19h. Em Mato Grosso do Sul, os adventistas devem iniciar a prova assim que ocorrer o pôr do sol, por volta das 18h.

Neste ano, 70 mil pessoas informaram a condição de sabatistas ao Ministério da Educação. O registro deveria ser feito no ato da inscrição do Exame. Estudantes do Piauí, por exemplo, tiveram problemas por não constar a informação no cartão do estudante.

A aluno do ensino médio, Thauana Rodrigues, fará o exame pela segunda vez e confessa que o processo é cansativo.  “A gente fica ansioso, esperando o horário da prova chegar, mas não atrapalha na prova”, declara.

 “Na primeira vez que fiz a prova conversei com pessoas que já tinha feito, mas agora já sei” garante Luana Barbosa, estudante do 3º ano da Escola Estadual Joaquim Murtinho, de Campo Grande.

Amanda Pereira também é adventista e fez o Exame como treino no 1º ano.  “Eles não deixam a gente fazer nada assim praticamente, eles só deixam a gente comer e dormir, não pode conversar, não pode ler, não pode fazer nada”, explica.

Para tirar dúvidas e obter mais informações os estudantes devem ligar para o número 0800- 61 61 61.