?Selfies? serão proibidas na hora de votar

Compartilhe:

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MS) divulgou nesta quinta-feira (02/10) informações sobre as eleições do próximo domingo em Mato Grosso do Sul. Entre as principais novidades para este ano são: o fim do encaminhamento dos presos para o Ginásio Dom Bosco, o chamado “cadeião” e a proibição de uso de celulares nas seções eleitorais para evitar as famosas “selfies” (auto-retratos).

De acordo com o corregedor do TRE/MS, desembargador João Maria Lós, o ginásio Dom Bosco foi requisitado nas eleições de 2010, mas apenas três pessoas foram detidas. Por isso, optou-se por mudar o procedimento. Agora, os presos serão conduzidos diretamente às Delegacias de Pronto Atendimento Comunitário (Depacs) ou à Polícia Federal.

Polícia Militar, Polícia Civil e PF colocarão todo o efetivo nas ruas para reprimir crimes eleitorais. Além disso, a Força Nacional atuará na região de fronteira, com apoio do Departamento de Operações de Fronteira (DOF).

Ainda segundo o desembargador, está proibido o uso de celulares, filmadoras e câmeras fotográficas no local de votação. Ele comentou sobre a possibilidade das fotos serem usadas como comprovação, no caso da compra de votos. A orientação é que, se o eleitor pegar o celular, o mesário interromperá a votação e o aparelho será recolhido.

A justiça eleitoral ressalta ainda a proibição da venda e consumo de bebida alcoólica das 3h de sábado até 17h de domingo, em bares, restaurantes, conveniências, lanchonetes e outros locais abertos ao público, para impedir aglomeração de pessoas e tumulto.