Igreja Evangélica Comunidade Global – Foto: reprodução
Em um novo decreto publicado hoje (17) pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD), que dispõe sobre as regras de funcionamento das atividades econômicas e sociais em Regime Especial de Prevenção à Covid-19 no Município de Campo Grande e a revogação de diversos atos normativos. A publicação passa a vigorar a partir da próxima segunda-feira, dia 20 de setembro de 2021.
A lista inclui a liberação de 100% da capacidade em eventos e estabelecimentos, sem necessidade de distanciamento entre as pessoas de 1,50m, sem obrigação de medição de temperatura e sem necessidade de elaboração de plano de biossegurança para um grupo de mais ou menos 200 pessoas.
Porém é necessário atender a seis regras: manter uma distância segura entre os indivíduos (metros incertos); controlar o fluxo de pessoas nas entradas e instalações; fornecer álcool a 70%, de preferência gel, em locais estratégicos; manter portas e janelas abertas para melhor ventilação; limpeza e higienização diária de todo o espaço, principalmente banheiros; e reforçar limpeza nos componentes do sistema de ar condicionado, como bandejas, umidificadores, ventiladores e dutos, para evitar a difusão ou multiplicação de agentes nocivos à saúde humana.
Essas regras também se aplicam a eventos de grande escala e estabelecimentos comerciais. No entanto, os organizadores de eventos com mais de 200 pessoas também precisam desenvolver um plano de biossegurança, sem a necessidade de protocolar.
Igreja
A flexibilização para os templos religiosos é o mesmo, ou seja, poderá ter 100% de ocupação. Para lotação acima de 200 pessoas, a instituição religiosa deverá criar um plano de biossegurança que deverá estar em um local onde o público e a fiscalização possam visualizar. Manter o distanciamento seguro entre as pessoas. Idosos, crianças e pessoas com comorbidades estão liberados. O uso de máscaras e álcool gel é obrigatório ainda.
Cumprir as regras do decreto não dispensa ou substitui quaisquer alvarás, autorizações, licenças e certidões, de qualquer natureza, exigidos pela legislação federal, estadual e municipal.
As medidas previstas no novo Decreto podem ser reavaliadas e revogadas a qualquer momento, de acordo com a situação epidemiológica do Município.
Flexibilização
Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, mudou as regras por causa da redução dos números da covid na cidade e do avanço da vacinação. Veja os números do vacinômetro:
Para saber mais clique aqui.
Da redação