Em uma história que lembra a do profeta Jonas; um mergulhador experiente foi literalmente engolido inteiro por uma baleia jubarte na sexta-feira na costa de Massachusetts e sobreviveu para narrar a história.
Michael Packard, de 56 anos, estava mergulhando perto da praia de Herring Cove, na baía de Cape Cod, para colher lagostas do fundo do mar. “De repente, senti um enorme empurrão e a próxima coisa que percebi era que estava completamente preto”, disse. “Eu podia sentir que estava me movendo, e podia sentir a baleia se apertando com os músculos de sua boca”, lembrou.
"Então eu percebi, oh meu Deus, estou na boca de uma baleia… e ele está tentando me engolir", disse. "E pensei comigo mesmo – vou morrer."
Packard conta que ele ficou na boca da baleia por cerca de 30 segundos, mas continuou a respirar porque ainda tinha seu aparelho respiratório.
Imagem de um mergulhador ao lado de uma baleia – reprodução
Sua luta aparentemente não combinou com a do gigante marinho, que o cuspiu para fora. “Eu vi uma luz e ele começou a jogar a cabeça de um lado para o outro, e a próxima coisa que eu sabia era que estava do lado de fora”, relatou. Ele foi resgatado por seu companheiro de tripulação no barco de superfície.
Charles “Stormy” Mayo, cientista sênior e especialista em baleias do Centro de Estudos Costeiros em Provincetown, disse ao jornal que esses encontros entre humanos e baleias são raros. As jubartes não são agressivas e Mayo pensa que foi um encontro acidental enquanto a baleia se alimentava de peixes, provavelmente lança de areia. Packard foi hospitalizado brevemente após a provação e aparentemente não sofreu nenhum ferimento grave.
O relato trouxe a memória o que aconteceu na Bílbia, no livro de Jonas. O profeta bíblico está tentando evitar a ordem de Deus para que ele vá e profetize a destruição da cidade de Nínive. Enquanto ele navega em direção a Társis, uma tempestade atinge o navio e os marinheiros jogam Jonas ao mar como um sacrifício para se salvarem.
Jonas é então engolido por um grande peixe. Passando três dias dentro de sua barriga, o profeta ora a Deus e jura entregar sua profecia, momento em que o peixe o cospe.
As baleias jubarte podem crescer até 18 metros e pesar cerca de 40 toneladas. De acordo com a União Internacional para Conservação da Natureza, sua população global é estimada em cerca de sessenta mil.
Por: Rhajjah Benites