Um trecho de uma entrevista com o pastor Claudio Duarte foi compartilhado por Caio Castro e Rafa Kalimann em suas redes sociais, mas após duras críticas a respeito do conteúdo das falas do pastor, a ex-BBB e apresentadora optou por retirar o vídeo e fez um pedido de desculpas. Já o ator manteve a publicação e escreveu: "Sou a favor do amor entre as pessoas. Mas existem pessoas que não são e precisamos respeitar".
O vídeo em questão é de maio de 2017, quando o pastor Claudio Duarte foi o convidado do quadro "Elas querem saber", no programa de Raul Gil, no SBT, e foi sabatinado por Val Marchiori, Thammy Miranda, Ciça Camargo e Lola Melnyk. O programa foi reexibido em 2020 e voltou a ser comentado na semana passada, quando o perfil "Eu Profetizo" repostou no Instagram o trecho em que o pastor comenta sua opinião sobre relacionamentos homofetivos.
No vídeo compartilhado, o pastor Claudio Duarte é questionado por Val Marchiori: "Mas você é contra casamento gay?". Ao que ele responde: "Não. Não sou a favor do relacionamento. No mais, eu respeito, tenho minhas convicções e tenho a base daquilo que eu acredito". O vídeo compartilhado pelo perfil "Eu profetizo" traz um trecho maior da conversa, onde Claudio segue com sua explanação.
"Eu fui criado, é até algo muito difícil de falar, pra mim. Meu pai casou diversas vezes e fui criado por muitas famílias diferentes. E por onde passei, muitas vezes aí desses lares porque não falavam… não cumpria o padrão daquela casa. Eu me via mudando. Não fui maltratado. Mas eu tinha um padrão de uma casa que não era da outra e quando eu estava lá, as pessoas não me queriam, porque eu não seguia aquele padrão, isso aconteceu diversas vezes. O que aconteceu? Eu parei de falar, fiquei introvertido porque o que eu falava me causava mal."
Emocionado, ele segue: "Mas em um desses lares, eu vivi com um cara que foi meu irmão. E ele era gay. Tinha a situação melhor que a minha. Eu usava o tênis dele, aquela época difícil. Usava as roupas. Mas o cara era meu irmão. O sangue dele não corria nas minhas veias. Mas a vida diz que há amigos mais chegados que irmãos. Eu não tenho problema nenhum. Eu tenho valores e não vou abrir mão deles. Se você me perguntar se eu acho certo, eu não acho, mas isso não nos torna inimigos."
Thammy Miranda, que também participa do programa, cita: "Mas não é errado você achar errado". E ele segue com a explicação. "Por que não posso sentar ali com você e bater um papo? Por que não posso te dar um abraço, te respeitar? Por que você não pode fazer uma vista a igreja que eu pastoreio e ser bem recebido? Essa coisa absurda da extremidade que tornou o mundo no que está. Então eu nunca vou negociar com divórcio, com adultério, com homossexualismo. Eu não vou negociar, mas eu vou amar."
Rafa Kalimann, após apagar o vídeo, declarou um pedido de desculpas, e chegou a receber uma mensagem de Gilberto, também ex-BBB. "Aquele vídeo foi enviado por um amigo homossexual em um dos nossos grupos. Ele e muitos outros acharam bacana ver um posicionamento diferente da maioria quando se trata de religião, foi um assunto que levantou muitas coisas legais lá. Entendi completamente o ponto de vista de vocês, respeito e peço desculpas pelo meu compartilhamento", escreveu a apresentadora.
Caio Castro, que optou por manter o vídeo em sua rede, fez uma nova postagem para explicar o motivo do compatilhamento. "Sobre casamento gay, sobre relacionamento gay, sobre qualquer ideia sobre relação homoafetiva: sou a favor, sim. Sou a favor do amor entre as pessoas. Mas existem pessoas que não são, existem pessoas que tem suas convicções e seus costumes diferentes. Mas precisamos respeitar."
"Não precisamos nem devemos aceitar. Mas precisamos respeitar. E o vídeo que eu compartilhei é sobre esse ponto que o pastor está falando. Respeito. Respeitar as pessoas independente de qualquer coisa." concluiu.
Por: Rhajjah Benites