Arqueólogos descobriram na Cidade Velha de Jerusalém uma caixa contendo artefatos, incluindo uma rara "Moeda de Tiro" de prata, que, eles acreditam, pode ter sido usada por peregrinos para pagar o imposto do Templo durante o reinado do rei Herodes.
A moeda tem a imagem de Melqart, o deus principal da cidade fenícia de Tiro, impressa de um lado, e a de uma águia do outro, de acordo com o The Times of Israel, que afirma que a caixa com a moeda foi originalmente encontrada durante uma escavação na década de 1980.
A caixa, que foi perdida, foi descoberta recentemente como parte de um projeto de conservação no Museu Torre de David, informou o portal The Jerusalem Post .
O "siclo de Tiro", muito poucos dos quais foram encontrados até agora, foi usado durante o Período do Segundo Templo e produzido na antiga cidade de Tiro de 125 aC até a eclosão da Grande Revolta em 66 EC.
"Sabemos pelos Evangelhos que Jesus visitou Jerusalém … e sabemos que Ele conversou com os cambistas. Portanto, aqui temos as evidências, as evidências arqueológicas das fontes históricas", disse Eilat Lieber, a diretora do museu.
O complexo da Torre de Davi inclui o palácio de Herodes onde ocorreu o julgamento de Jesus, de acordo com a Bíblia.
"A Torre de David é uma das estruturas mais importantes em Israel, tanto em termos de história quanto de localização", disse o The Jerusalem Post citando Yotam Carmel, gerente de conservação da Ken HaTor, a empresa encarregada do projeto.
"O último projeto de conservação da Torre de David foi realizado na década de 1980. Desde então, a cidadela precisa desesperadamente de conservação."
Ele conecta as idades, Lieber foi citado como dizendo.
"Você pode ver como o passado, o presente e o futuro estão realmente aqui na Torre de Davi. Durante o trabalho para o futuro da cidadela, encontramos evidências do passado. E podemos, na verdade, saber mais sobre nossa Os cristãos podem ver como as fontes, os Evangelhos estão ganhando vida aqui em Jerusalém.
"Tudo o que queremos é trazer Jerusalém ao mundo, a história de Jerusalém, a rica história de todos nós, o povo judeu, os cristãos de todo o mundo."
A moeda rara será exibida em uma nova e permanente exposição no museu, que deve ser reaberta no próximo ano.
Por: Redação