Tempestade na Capital alaga ONG cristã e voluntários pedem solução da prefeitura

Compartilhe:

Com a forte tempestade que atingiu Campo Grande na tarde de ontem (12), muitos bairros ficaram alagados e assustaram moradores e principalmente voluntários de ONG no Portal Jardim Caiobá. 

O Instituto IDE (Instituto de Desenvolvimento Evangélico) localizado na Rua Pilares foi tomado pela água e a enchente causou danos ao local. Segundo um dos voluntários que filmou a situação, não é a primeira vez que isso acontece, já que a "boca de lobo" do bairro não é suficiente para escoar a água da chuva. 

“Pedimos ao nosso prefeito, Marquinhos Trad que agilize em resolver esse problema, que acontece em toda a extensão da rua Pilares”, disse o voluntário. 

Nesta quarta-feira (13), os voluntários da ONG limparam o local, mas com a chuva forte, temem por nova enchente e automaticamente mais prejuízo ao instituto que não recebe ajuda governamental. 

“Dia 13, são 10h27 da manhã e estamos na limpeza ainda de ontem. Será que novamente teremos nova inundação aqui no instituto e nas casas? precisamos que nossos governantes olhem para o Portal Caiobá. É uma sensação de angústia e medo, continuamos esperando o poder público”, contou outro voluntário responsável. 

O Instituto 

Instituto de Desenvolvimento Evangélico (IDE) teve seu início no ano de 1999 como um projeto social através da iniciativa voluntária dos irmãos Manoel Antônio Andrade Barbosa e Enéias de Andrade Barbosa, que após mobilizarem voluntários da igreja que pertencem, iniciaram uma atividade voltada para o atendimento de crianças da comunidade em um salão na residência de seus pais, chegando atenderem cerca de 100 crianças/mês, o que os obrigou a transferirem as atividades (o projeto) para a igreja que congregavam (Igreja Batista em Vila Carlota).

O projeto foi submetido em nome da Igreja Batista de Vila Carlota, sendo aprovado logo no ano seguinte (2001); neste mesmo ano o IDE executou mais dois projetos, um na Vila Carlota e outro na Vila Jaci. Assim sendo, o grupo que conduzia o projeto, sendo em sua maioria de voluntários, com a acessória técnica do CCDIA, e liderados pelos dois irmã os “visionários”, decidiram então promover a organização do Instituto de Desenvolvimento Evangélico, denominado IDE, que foi legalmente constituído em 21 de Março de 2000. 

Por Bruna Silva