Foto: Arquivo MasterChef Brasil 2020
A 7ª temporada do programa brasileiro, MasterChef 2020, que foi ao ar nesta terça-feira (15), repercutiu entre o meio evangélico quando um dos participantes do programa aproveitou a oportunidade dada para testemunhar sobre sua atuação no campo missionário.
O missionário Antonio Junior, é professor de Teologia e trabalha em uma organização cristã na zona sul de São Paulo, através de um projeto social e missionário em comunidades carentes do bairro Jardim Aeroporto.
A apresentadora Ana Paula Padrão pergunta ao participante que tipo de ajuda ele presta como missionário. “É um cuidado integral, a gente acompanha todas as áreas da vida da das crianças. Então, assim, desde a área emocional, educacional, família, alguns casos até quando a criança é abusada”, conta Antônio.
Antônio disse que se apaixonou por missões aos 17 anos, quando atuou em uma ação chamada “Noite do Carinho”, que distribuiu alimentos para pessoas em situação de rua no Largo da Concórdia, na região central de São Paulo.
“Eu lembro que tinham 200 moradores de rua dormindo um do lado do outro e aquilo me marcou muito”, disse. “ Aquela noite bagunçou minha mente, eu estava voltando pra casa, porque não tinha metrô, não tinha ônibus, não tinha nada, tá voltando a pé, junto com meu irmão e um amigo, e eu lembrei de um senhor que eu tava conversando, que ele voltou a deitar, dormir junto com outros moradores. E aquilo me bagunçou a mente, eu falei assim, nossa, eu tô indo pra uma cama, um teto e um amigo que acabei de fazer, voltou pra rua. Eu me senti injusto”, testemunha emocionado.
Depois de um tempo, Antonio começou a trabalhar como voluntário deste projeto, que é vinculado a uma igreja. Seu compromisso se tornou ainda maior depois que a favela pegou fogo e ele viu os moradores da comunidade saindo “só com a roupa do corpo”.
“Eram meus amigos, porque eu cuidava dos adolescentes. Eu liguei para o pessoal da igreja e disse: ‘A casa tem que virar abrigo, eles não têm onde dormir’. Eles disseram: ‘Tá bom, mas alguém tem que morar junto com eles’. Eu disse: ‘Eu vou’. Eu passei a morar com 52 pessoas por um ano e não saí mais de lá”, disse ele.
Hoje, Antonio Junior é casado e pai de dois filhos naturais e um de coração.
Quando questionado pela apresentadora sobre o que significa a cozinhar para o chef, ele novamente usa sua oportunidade para falar do exemplo de Jesus.
“Eu sou apaixonado por cozinhar, é uma forma de você transmitir uma amizade, um relacionamento, um carinho para uma pessoa. Também tem o exemplo de Jesus. O último encontro que ele teve com seus discípulos, ele fez um jantar e lá ele expressou o carinho dele através daquela refeição e foi através de um vinho, um pão que ele falou assim, olha, não esqueçam de mim. Então, a refeição, ela simboliza muito isso, o relacionamento, amizade entre pessoas”, relata.
Da Redação