Após receber um chamado do Senhor, o missionário Davi Dayan Rodrigues segue em direção ao chamado de Deus e cria o projeto Misión por Compasión (Missão por Compaixão) que cuidada de crianças e adolescentes carentes no Paraguay.
Em entrevista ao ToNoGospel (TG) o missionário conta como funciona o projeto, que há anos, se dedica a distribuir o amor de Deus através do cuidado proporcionado a várias crianças e adolescentes carentes do País.
Dayan vem de uma família missionária, seu pai é pastor, trabalhou muito tempo na igreja Assembleia de Deus e pastoreou em vários lugares do Brasil, como; Amapá, Garimpos, Rio de Janeiro, São Paulo, mas em especial no Ceará, lugar onde nasceu Dayan na cidade de Fortaleza.
Missionário Davi Dayan e sua esposa Ada Liz
Ao TG, Dayan conta que trabalhou com a esposa Ada Liz na fronteira durante um tempo, até decidir fazer missões no Paraguay. Davi relata ao ToNoGospel que falou para seu pai sobre o que Deus havia colocado em seu coração, ele não sabia exatamente o que iria fazer, mas que estava disposto a cumprir o chamado de Deus.
Em 2014 o casal de missionários foram morar na cidade de Santa Rosa, cidade próxima de Pedro Juan Caballero que fica na divisa com Brasil/Paraguay. “ Foi nessa cidade que começamos a trabalhar com as crianças locais, e assim que chegamos dois meses depois já tínhamos 60 crianças para cuidar. E com muito trabalho e dedicação tempos depois conseguimos construir um refeitório para que elas pudessem fazer as refeições e fazer os estudos bíblicos que acontecia duas vezes por semana”.
“ A partir daí começamos a estudar a região e tentar entender quais eram os fatores para ter tantas crianças nas ruas. Quando descobrimos que um dos principais fatores era a ausência dos pais, por isso o alto índice de violência e abusos infantis, ” explica Dayan.
O missionário conta que inicialmente foi preciso cuidar espiritualmente das crianças e só depois começaram um trabalho de disciplina através da Palavra. “O exemplo é um jovem que começamos a cuidar quando criança, e hoje, é um jovem que tem nos ajudado muito.
“Muitas dessas crianças, hoje, são voluntários e já casaram. O que Deus tem feito nesse lugar é impressionante”, enfatiza Davi.
O missionário lembra que assim que chegaram em Santa Rosa, ouviu falar de que as pessoas passaram a dizer que eles faziam parte de algum grupo que traficava crianças e vendiam seus órgãos, mas que com o passar dos meses a comunidade passou a ver a dedicação e seriedade do casal e passaram a olhar com bons olhos.
Davi conta ainda que passou por um momento muito difícil: “Chegou um certo tempo que nossos recursos financeiros estavam chegando ao fim e que o dinheiro que tínhamos daria para passar somente mais um mês. Publiquei meu trabalho missionário do Paraguay nas redes sociais, não pedi doações diretamente, apenas orei ao Senhor para que Ele enviasse pessoas para nos ajudar. E algo tão sobrenatural começou a acontecer que pessoas, amigos, parentes se dispuseram a ajudar o projeto missionário. Foram tantas provisões chegando que pudemos alcançar outras cidades. ”
O casal de missionários vendo o projeto crescer entenderam a necessidade de dar um nome para o projeto, uma identidade, e no ano de 2016 nasce oficialmente o projeto “Misión por Compasión (Missão por Compaixão)”, finalizando o que faltava. A partir da criação dessa nova identidade o projeto começou a ficar mais conhecido no Paraguay e em outros países.
Sede do projeto
A Missão cresceu de tal maneira que possui sua sede própria na cidade de Santa Monica e busca constantemente aprimorar o atendimento as crianças e adolescentes que fazem parte da comunidade.
“Levamos 7 anos para construir, começamos do zero, não tínhamos nada. Deus levantou um exército de guerreiros para nos ajudar. Temos um refeitório que atende as crianças três vezes por semana com refeições e mesmo em meio a essa pandemia chegamos a atender até 100 crianças, com alimentação e estudos bíblicos. Deus tem feito muitos milagres, Deus tem sido fiel, temos alcançado muitos lugares para a glória do Senhor,” ressalta o missionário .
A Mission por Compassion é uma organização cristã, sem fins lucrativos, que não trabalha para o Governo. Dayan e sua esposa são fundadores desse trabalho, juntamente com seus dois filhos que nasceram em Santa Rosa, PY.
Atualmente o casal de missionários estão morando na cidade de Barbara no Paraguay. O projeto atualmente não tem recebido recursos financeiros mensais e viu a demanda aumentar e a ajuda financeira diminuir gradativamente durante a pandemia.
Dayan revela que o apoio ao projeto reduziu cerca de 90%, durante a pandemia, mas está confiante de que o mesmo Deus que o chamou e confiou Misión por Compasión é fiel para cuidar de todas as necessidades.
“O mais importante é que as crianças e os jovens recebam a palavra de Deus em seus corações e hoje podem multiplicar a Palavra, chegando ao ponto de transformador vidas. O Governo paraguaio tem recurso, tem plano de ação, mas não tem a Palavra. Porque só através da palavra de Deus e Jesus é possível mudar essas vidas, “ finaliza o missionário Davi Dayan.
Para saber como ajudar ou obter mais informações acesse a página no facebook: Misión por Compasión – Paraguay
Por: Gildo de Souza