O arqueólogo britânico Ken Dark, da Universidade de Reading, descobriu o que está sob os pilares do Convento das Irmãs de Nazaré em Israel, conforme relatou o portal cristão Christian Headlines. Nazaré é um local de muitos eventos históricos significativos – biblicamente.
A escavação começou no ano de 1880, o que leva a esta surpreendente descoberta do professor britânico. Embora ele não tenha sido a primeira pessoa a descobri-lo, ele procurou cavar mais evidências. O professor Dark estava estudando arqueologia e ficou intrigado com o conceito da casa sob o convento.
Ele então começou a fazer sua pesquisa no ano de 2006 e afirmou que a estrutura se encaixa na descrição da casa de Jesus de acordo com o relato de um peregrino do século VII.
Ele vinha estudando a Era Bizantina em Nazaré por mais de uma década, 14 anos para ser exato. Após a pesquisa, ele publicou um livro, "As Irmãs do Convento de Nazaré: um local do período romano, bizantino e cruzado no centro de Nazaré". Este livro contém todas as suas reivindicações e descobertas sobre o que está por baixo dos pilares do referido convento.
Durante uma entrevista à BBC, ele disse: "Não fui a Nazaré para encontrar a casa de Jesus, na verdade estava fazendo um estudo da história da cidade como um centro de peregrinação cristão bizantino". Ele também acrescentou: "Ninguém poderia ter ficado mais surpreso do que eu."
O professor Dark sugeriu que Joseph pode ter feito este trabalho. Essa noção pode ser plausível, já que a Bíblia, em grego, diz que Joseph era um "tekton" – um "artesão" ou um "construtor", explicou LifeWay.
A postura do local foi bastante significativa e quem o construiu sabe que este edifício é uma casa de alguém importante – de uma forma religiosa.
O professor Dark também afirmou: "Nós sabemos por evidências escritas que se acreditava que esta igreja no período bizantino foi construída no local da casa de Jesus e a habitação preservada em sua cripta."
"É quase certo que é a Igreja da Nutrição, que foi dedicada à educação de Cristo e mencionada no relato de um peregrino do século VII", disse ele à BBC.
O debate se esta casa era "realmente" a casa de Maria, José e Jesus durante sua infância ainda era impossível, disse Dark.
A estrutura simples deste edifício pode concluir que esta era a casa de Jesus aqui na terra. Não era rico nem raro em qualquer meio de vida.
"[É] de forma alguma um caso conclusivo", disse ele à CBS. "Por um lado, podemos apresentar um caso totalmente plausível de que este foi o lar da infância de Jesus. Mas, por outro lado, realmente provar isso está além do escopo da evidência. É discutível se algum dia seria possível provar isso.
Da Redação