Primeira delegação oficial dos Emirados Árabes Unidos chega a Israel

Compartilhe:

A primeira delegação oficial dos Emirados Árabes Unidos (EAU) desembarcou em Israel na terça-feira (20), um mês depois que os dois países assinaram os Acordos de Abraham nos gramados da Casa Branca. As informações são do portal GodTv. 

O voo da Etihad pousou no aeroporto Ben Gurion em Israel trazendo consigo a delegação chefiada pelo Ministro de Estado para Assuntos Financeiros dos Emirados Árabes Unidos, Obaid Humaid Al Tayer, e acompanhado pelo Secretário do Tesouro dos EUA, Steve Mnuchin.

“Mais um dia histórico no Oriente Médio, Que esta visita seja a primeira de muitas ”, tuitou o porta-voz do ministro das Relações Exteriores de Israel, Lior Haiat.

O grupo se reuniu com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, o ministro das Relações Exteriores, Gabi Ashkenazi, e o ministro das Finanças, Yisrael Katz.

“Estamos fazendo história hoje e muitas gerações vão se lembrar da visita. Esta é a primeira vez que o governo dos Emirados e Israel assinam acordos e isso beneficiará a paz. Os países do Oriente Médio precisam entender que o que estamos fazendo é para o benefício de todos os povos da região ”, disse Netanyahu. 

As partes assinaram quatro acordos e memorandos sobre defesa e incentivo a investimentos, aviação com 28 voos semanais entre os dois países, isenção de visto com o diplomata dos Emirados Omar Saif Ghobash e memorando de entendimento no campo da ciência e inovação. 

“A assinatura do acordo é realmente uma boa notícia para a academia e para a indústria de inovação israelense. A cooperação com os Emirados Árabes Unidos é um multiplicador de força significativo que trará consigo conquistas econômicas, de pesquisa e diplomáticas que ajudarão a fortalecer o vínculo entre Israel e nosso novo amigo ”, disse Shai.

A delegação também se reuniu com membros da Organização de Pesquisa Agrícola, o Centro Volcani, bem como empresas nas áreas de produção de leite, água e agricultura digital.

Acordo de paz

Israel, Emirados Árabes Unidos (Emirados Árabes Unidos) e Bahrein assinaram um acordo de paz histórico na Casa Branca no dia 15 de setembro, o primeiro acordo assinado entre Israel e um país árabe em 25 anos.

Os Emirados Árabes Unidos foram o primeiro grande estado árabe a reconhecer Israel desde que o Tratado de Paz Israel-Jordânia foi assinado em outubro de 1994.

 

Por Bruna Silva