Culto ao ar livre que reuniu mais de 150 pessoas na última quarta-feira no estacionamento da prefeitura de Moscou, na Rússia, terminou com a prisão de cinco cristãos, incluindo a do candidato à comissão do condado de Latah, Gabriel Rench.
O evento foi promovido na página do Facebook da Igreja de Cristo como um “salmo em flash”. As informações são do portal Daily News.
Ben Zornes, pastor da Igreja de Cristo e organizador do evento, disse que a igreja prega salmos, hinos nos eventos uma vez por mês em lugares como Friendship Square, East City Park ou em uma casa. Ele disse que o salmo de quarta-feira também foi uma maneira adequada de mostrar que os residentes desejam um retorno à normalidade mesmo com a pandemia da Covid-19.
“Queríamos fazer uma declaração de que estamos prontos para voltar ao normal”, disse Zornes.
Os cristãos detidos foram apontados pela polícia com suspeita de violação da máscara de Moscou (ordem de distanciamento social), de acordo com o chefe da polícia, James Fry.
Dos citados, dois também foram presos por suspeita de resistência ou obstrução de um policial. O quinto, Rench, foi preso, mas supostamente teria se recusado a se identificar para a polícia e todos não usavam máscara ou cupriam o distanciamento social, segundo o policial.
A ordem das máscaras entrou em vigor no início de julho e declara que as coberturas faciais devem ser usadas em ambientes públicos internos e externos, onde o distanciamento social de 1,8 metros não pode ser mantido com familiares.
As equipes da cidade pintaram círculos coloridos no estacionamento da prefeitura, nos quais os participantes do evento poderiam manter o distanciamento social adequado.
O pastor da Igreja, Doug Wilson, alertou os participantes no início do evento sobre máscara e distanciamento social.
A grande maioria dos participantes – a maioria dos quais Zornes disse serem membros da Igreja de Cristo – não usava máscaras e a maioria não fazia distância social. O grupo cantou alguns hinos e concluiu com uma doxologia.