Vários pastores foram lembrados com carinho e homenagens neste último domingo (08). O segundo domingo do mês de junho é marcado como Dia do Pastor. Não há uma data oficial para todo o país, mas o dia é celebrado em cidades com Campo Grande, Teresina (PI), Uberlândia (MG) e em alguns estados como Rio de Janeiro e ainda o Distrito Federal. De acordo com o site de buscas Google, pastor é quem lidera, pastoreia, cuida do rebanho e é o responsável pelas ovelhas.
Porém, para Jackelyne dos Santos Menas, moradora em Campo Grande e profissional da área de recursos humanos, a definição vai muito além. “Pastor tb é um amigo. É aquele companheiro q te ouve, te aconselha, te exorta, sonha e chora c/ vc, e tudo isso pq te ama, e não só por uma meta…(sic)”, compartilhou na rede social Facebook em homenagem ao Pastor Pedro Messias, da Igreja Sara Nossa Terra.
O Pastor Abrão Izumi, líder da Ação Evangélica, também foi lembrado e recebeu como texto de referência Jeremias 3: 15 “E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência”.
Um dos pastores considerado referência para juventude cristã na atualidade, Lucinho Barreto, recebeu diversas solicitações de parabéns pelo dia em sua página oficial do Facebook e também fez questão de fazer o mesmo com seu líder, Pr. Márcio Valadão, da Igreja Batista da Lagoinha.
A origem dessa homenagem aos pastores evangélicos é desconhecida, registros antigos da Convenção das Igrejas Batistas Independentes informam que desde a década de 50 se comemora o Dia do Pastor, uma troca do nome dado ao Dia da Junta da Beneficência, data onde os fiéis se reuniam para levar ofertas para os pastores aposentados.
Em 2010 foi publicado estudo pela Revista Veja, onde os líderes religiosos, incluindo pastores, estavam entre as dez profissionais mais estressantes do mundo. De acordo com a publicação “paciência é a palavra de ordem, já que a qualquer hora do dia pode aparecer um fiel desesperado – e sem noção de horário – precisando de um conselho urgente”. Ainda está em tempo de agradecer ao seu pastor pela paciência e pelo seu dia.