Os índices de criminalidade em Mato Grosso do Sul, principalmente no que diz respeito a roubos e furtos, diminuíram durante o período de isolamento social por conta da pandemia provocada pelo novo coronavírus.
À reportagem do ToNoGospel, o secretário-adjunto da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp)coronel Ary Carlos Barbosa disse que as medidas rigorosas de combate ao novo vírus adotadas pelo Governo do Estado, a ação policial aliada ao isolamento, tem sido determinantes para redução dos crimes, tanto na Capital como no interior.
“Nós tivemos uma diminuição em furtos e roubos em domicílios, no entanto, um pequeno acréscimo em furtos em comércios, a noite, no toque de recolher, tem menos pessoas nas ruas, eles aproveitam para os roubos, mas as forças de segurança estão alerta e conseguiram tirar de circulação bastante gente”, disse.
O secretário adjunto acrescenta que os índices registrados, em muitos casos, são realizado por apenas uma pessoa. “Às vezes uma pessoa só faz 10 roubos, no caminho que passa vai roubando, seja na rua, seja na residência, é essa pessoa eleva os índices”, complementa.
Sobre a diminuição de roubos e furtos nas residências, o coronel Ary destaca o isolamento social como grande aliado. “As pessoas estão mais presentes em casa, muitos estão em home office, aqui nós temos uma grande parcela em home office, outros departamentos, justiça também, assim diminui os furtos e roubos nas residências”, finaliza.
DIMINUIÇÃO DO CRIME
Levantamentos apresentados pela Superintendência de Inteligência de Segurança Pública (SISP) e pela Coordenadoria de Fiscalização e Controle, da Sejusp, apontam que o número de furtos no Estado caiu 28,37%, entre março e junho, e no mesmo período, houve queda de roubos em 41, 24%. Outro crime bastante comentado na mídia e pelas autoridades de segurança é a violência doméstica que também apresenta acentuada redução de 16,19%.
Conforme os números divulgados pela Sejusp, o número de furtos no Estado caiu de 11.171 para 8.002, no comparativo entre 9 de março a 28 de junho de 2019 e o mesmo período de 2020. Os roubos tiveram uma redução, de 2.381 para 1.399, enquanto as ocorrências de violência doméstica, de 5.745 para 4.815, no mesmo período.
Por Bruna Aquino e Gildo de Souza