Uma das maiores mortalidades no mundo, o suicídio é um mal que ceifa a vida das pessoas todos os dias, principalmente na faixa etária dos mais jovens. Depressão, dores na alma e vontade de desistir de tudo, são os principais ‘sintomas’ de quem quer partir, mas ainda há esperança: Jesus Cristo é o caminho.
Em Campo Grande, houve um aumento exponencial de mortes por suicídio (cerca de 112%) nos últimos dez anos, números a mais que o homicídio, segundo boletim sobre mortes violentas divulgado nesta semana pela Coordenadoria de Estatísticas Vitais da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Cevital).
A maioria das mortes que ocorreram neste contexto regional, é do sexo masculino e na faixa etária dos 20 a 39 anos, com aumento gradativo nas demais faixas etárias em 2019. Embora a mortalidade por suicídio seja maior com homens, a situação se inverte no número de tentativas. Em 2019, houve 1.621 tentativas de suicídio registradas, sendo 76% delas em mulheres.
A reportagem do TonoGospel conversou com líderes evangélicos da cidade que acreditam que a cura dos pensamentos suicidas está em Jesus. Só o evangelho salva”, destacam nessa reportagem. Um verdadeiro encontro com Jesus e um coração totalmente preenchido pelo amor dEle.
“O evangelho vai mudar a vida dos jovens, é 99% de cura. Nós como líderes, precisamos cuidar dos jovens, essa juventude que está vindo com muita depressão, ansiedade, isso é que judia a mente deles, nós como linha de frente devemos estar em oração, sem oração não vai, a oração é a chave para mudar a mente suicida, orar mais e deixar o Espírito Santo agir, com oração específica, precisamos orar sem cessar”, disse o pastor Marcos Melo do Ministério Maná.
O apóstolo Maurício Euzébio da igreja Nova Família é o testemunho vivo de que Deus salva e restaura. Ele teve a vida transformada, após um caso de suicídio na família quando ainda era pequeno. “Suicídio é um assunto a se levar muito a sério, pois em 2019, cerca de 800 mil pessoas foram ceifadas por essa tragédia que não destrói somente sua vida mas também de toda a sua família e amigos”, disse.
“Eu passei por essa situação, quando tinha 14 anos, meu pai matou a minha mãe e cometeu suicídio, e toda nossa familia foi destruida junto, e o que vejo agora são pessoas conectadas virtualmente e desconectadas pessoalmente, a cada dia mais isoladas. Isso (a dor) durou dos meus 14 anos até 21 anos, quando tive um encontro com Jesus, entendi o quanto Ele me ama, e que tinha morrido na cruz por amor a mim, então voltei a ter esperança e aos poucos ele arrancou a minha dor. Hoje sou casado, tenho 3 filhos, 3 netos, e uma vida restaurada”, disse.
Para o apóstolo a esperança está somente em Deus. “Quero dizer para quem está assim como eu já estive, sofrendo uma dor que sente que nunca irá passar, ou vivendo uma situação que não enxerga nenhuma saída, o mesmo Deus que mudou a minha vida pode mudar a sua vida também, e se precisar de alguém para conversar que entende a sua dor, estou totalmente a disposição. Como diz a Palavra de Deus: "O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã", conclui.
PANDEMIA E ISOLAMENTO SOCIAL
Para o apóstolo Silvio Paes Sandim do Ministério Efraim mesmo o suicídio sendo uma doença antiga, o cenário atual do Brasil, por conta do isolamento social, provocado pela pandemia do novo coronavírus, contribui para os casos. “Acredito que nesse período de isolamento, e a restrição, o temor, as notícias de morte que são propagadas, o jovem adolescente ainda não tem estrutura para assimilar todas essas controvérsias que está acontecendo, esse é um fator atemporal (por conta da pandemia) e a dificuldade que o jovem está lidando com as coisas negativas”, finaliza.
Confira abaixo uma mensagem de esperança do Apóstolo Sandim :
Os Três remédios mais eficazes para curar depressão são:
Servir nos coloca no topo da alegria e da satisfação pessoal. Procure algo que você possa fazer por alguém. Seja útil e busque ter deveres. Os privilégios virão quando você servir e honrar. Você nunca será feliz quando buscar somente seus direitos. O segredo é servir.
Perdoar e liberar as pessoas que te feriram é outro remédio eficaz. Acredite no que Deus diz; Se você perdoar Ele julgará tua causa e te recompensará com bênçãos.
O terceiro remédio é perdoar se a si mesmo . A bíblia diz que quem confessa seu pecado é perdoado por Deus, independente de ter sido perdoado pelos homens. Creia nisso mesmo que sua mente tente lhe acusar.
O que importa mesmo é estar em paz com Deus!
*Por Bruna Aquino