A pandemia do COVID-19 está testando a capacidade de liderança de empresários e CEOs de todo o país e do mundo, e talvez isso seja especialmente verdade para aqueles cujas vidas espirituais estão totalmente integradas às suas vidas comerciais.
Os líderes empresariais cristãos enfrentam a onerosa tarefa de tomar decisões difíceis de gestão em tempos incertos, mantendo-se fiéis aos seus valores cristãos.
"Os líderes são responsáveis pelo triplo desafio de aprender com o passado, avaliar o presente e declarar o futuro", diz Michael Sipe, autor do best-seller número 1 da Amazon, O Princípio AVADA e fundador da empresa de treinamento executivo cristão 10x Catalyst Groups ( 10xgroups.com ), que fornece orientação para empresas organizadas com base em princípios bíblicos.
"O risco de errar ao fazer essas distinções é enorme. Vidas, culturas, organizações e economias estão em jogo com base na competência, caráter e ações de nossos líderes".
Raramente esse tem sido o caso mais do que é agora, pois muitas empresas tiveram que fechar suas portas enquanto outras operam com seus funcionários trabalhando em condições estressantes ou cumprindo suas tarefas remotamente em casa.
A pergunta é: como os líderes empresariais cristãos navegam em tempos perturbadores como esses para que seus negócios – e as pessoas que lideram – continuem prosperando? Sipe diz que enfrentar esse desafio se resume a envolver três atributos essenciais de líderes verdadeiramente sábios e eficazes: coração, cabeça e mãos.
Ele oferece essas idéias sobre como fazer isso:
Guarde seu coração. Quando Sipe fala do coração neste contexto, ele quer dizer o metafórico, não o órgão físico. "Seu coração inclui sua mente, vontade e emoções e é a própria essência de quem você é como ser humano", diz ele. "Quando os líderes deixarem de guardar seus corações contra a tendência humana inerente de se desviar para a falsidade, seus corações se tornarão rasos, duros ou maus. Os seguidores sofrerão e os resultados declarados do líder serão frustrados ou diminuídos." Os líderes cristãos, diz ele, precisam modelar amor, alegria, paz, paciência, bondade, bondade, fidelidade, mansidão e autocontrole para aqueles que lideram.
Afie sua mente. Embora ter um coração grande seja maravilhoso, não é suficiente, diz Sipe. Algumas pessoas com grandes corações não têm competência para liderar. "Devemos fortalecer continuamente nossas mentes, desenvolver nossas habilidades e desenvolver nossa competência para liderar", diz ele. Alguns dos componentes de uma mente afiada incluem habilidades de liderança, como pensamento crítico, análise, planejamento, comunicação, delegação, contratação, demissão, promoção e rebaixamento. Para Sipe, aguçar a mente também significa desejar e buscar a revelação dos planos, propósitos e perspectivas de Deus.
Fortaleça suas mãos. Um líder precisa agir tão bem quanto conversar. "Uma pessoa de coração mole que não está disposta a agir não é um líder", diz Sipe. "Um cara esperto que não está disposto a agir é simplesmente um golpe hipócrita, não um líder. Para liderar efetivamente em tempos difíceis, precisamos criar o hábito de uma ação eficaz. Devemos agir com bons motivos. Devemos agir com sabedoria. E devemos agir com coragem, rapidez e decisão ".
"Claramente, estamos vivendo e liderando em tempos difíceis", diz Sipe. "Isso torna o momento para líderes excepcionais. Líderes que guardam seus corações e temperam decisões difíceis com amor e compaixão. Líderes que aguçam suas mentes e crescem em competência. Líderes que trabalham com mãos fortes e uma vontade indomável de servir aos outros, e para ajudar a todos que servimos, o outro lado desta temporada desafiadora é melhor em todos os aspectos ".