Embora o número real de pessoas infectadas pelo COVID-19 (coronavírus) permaneça bastante pequeno quando comparado à população mundial, as respostas a ele efetivamente fecharam muitas partes do mundo. Na Itália, por exemplo, o governo continua adotando medidas mais rígidas para conter a propagação do vírus, que infectou hoje mais de 35 mil pessoas e matou quase 3 mil pessoas.
É claro que esses números tiveram um impacto significativo em qualquer tipo de reunião religiosa. As igrejas tiveram que cancelar os serviços e encontrar maneiras criativas de conhecer e ter comunidade. A tecnologia moderna tem sido uma grande bênção e ajuda para muitos que buscam adoração corporativa.
No domingo, 8 de março, em Roma, as igrejas evangélicas Breccia di Roma San Paolo e Breccia di Roma centro (centro da cidade) se reuniram para celebrar o batismo de Akille De Chirico. Akille foi adotado quando jovem da Etiópia por uma família italiana. Sua família o amou incondicionalmente e caminhou com ele nos bons e maus momentos. Seu pai é pastor e sua mãe é uma enfermeira.
Akille passou a infância em um lar onde o Evangelho foi ensinado e vivido, e ele seguiu sua família para a igreja onde o Evangelho era fielmente pregado. Para Akille, no entanto, o cristianismo era apenas uma religião entre muitas e não tinha pretensão de verdade absoluta. Akille começou a frequentar a igreja Breccia di Roma San Paolo em setembro de 2018. O Senhor construiu os alicerces de seus muitos anos de exposição ao Evangelho e abriu os olhos para as alegações exclusivas da verdade das boas novas de Jesus Cristo. O Senhor revelou a Akille que o perdão dos pecados, a redenção, a salvação e a vida eterna são encontrados somente em Cristo. O jovem então tomou a decisão de seguir sua fé em Jesus com o batismo.
Na noite anterior ao seu batismo, o governo implementou novos regulamentos que proíbem todas as reuniões e cerimônias religiosas. As igrejas simplesmente não conseguiram se encontrar para o batismo. Parentes haviam viajado de fora da cidade e estavam preocupados em chegar em casa com novas proibições de viagem.
Enquanto as igrejas planejavam respeitar os regulamentos do governo, não queriam abrir mão da oportunidade de celebrar a nova vida que Akille tem em Cristo e o testemunho de seu batismo. Os líderes da igreja tomaram a decisão de mudar o batismo para sua casa. Ele seria batizado na banheira e os presentes testemunhariam uma demonstração visível do Evangelho de Jesus Cristo.
Enquanto alguns membros da igreja e parentes se reuniram em sua casa, outros participaram do culto graças a uma transmissão ao vivo da celebração. Aproximadamente 40 membros da igreja transmitiram o batismo ao vivo e, até o momento, aproximadamente 1.500 pessoas assistiram ao batismo online. As igrejas são gratas pela tecnologia que lhes permite celebrar o Evangelho em circunstâncias incomuns, como o surto de coronavírus.
O batismo de Akille, e sua transmissão, é um exemplo de Deus trazendo glória a Si mesmo durante esta crise. Centenas de pessoas testemunharam o batismo do jovem, que vive sua nova vida em Jesus Cristo.