Milhares de nigerianos se reuniram na cidade de Abakiliki na semana passada para comemorar o feriado judaico de Hanukkah – mesmo que o feriado real comece na próxima semana no domingo, 22 de dezembro.
Em um festival de três dias organizado pelo rabino judeu messiânico (emissário) de Ohio, Kirt Schneider, uma enorme multidão se reuniu para acender as velas da menorá tradicional do Hanukkah (também conhecida como hanukkiah) e dizer as bênçãos apropriadas.
Judeus messiânicos são judeus cuja fé combina rituais judaicos com o cristianismo, incluindo que Jesus é o messias judeu.
"É realmente emocionante ver milhares de nigerianos abraçando o feriado judaico de Hanukkah!", Disse Schneider, que acrescentou: "Temos testemunhado nos últimos anos uma tendência crescente entre o povo da Nigéria de aprender mais sobre a tradição judaica, e estamos aqui para acomodar isso. "
Um ex-lutador, Schneider, 61 anos, é autor de vários livros desde que se tornou judeu messiânico em 1978. Ele também apresenta o programa de televisão Discovering the Jewish Jesus, acessível a mais de 100 milhões de pessoas em mais de 200 nações.
Os judeus messiânicos se tornaram mais proeminentes nos últimos anos na Nigéria, à medida que grupos buscam trazer os judeus igbo – uma comunidade de 3.000 a 5.000 pessoas da tribo Igbo de 30 milhões de habitantes, identificada como membros das tribos perdidas.
Atualmente, a Suprema Corte de Israel não reconhece os judeus igbo e, segundo o governo, aqueles que vêm a Israel o fazem como peregrinos cristãos.
*Jerusalém Post