Escolas da área urbana e do campo da Rede Municipal de Ensino (Reme) em Campo Grande receberão, a partir do próximo ano, palestras de educação financeira que visam despertar o espírito empreendedor dos alunos. A iniciativa é resultado de parceria firmada pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com a cooperativa de crédito Sicredi.
Assinaram o termo de cooperação, o prefeito Marquinhos Trad, a secretária municipal de Educação, Elza Fernandes e o presidente do Sicredi Campo Grande, Wardes Antônio Conti Lemos. O prefeito Marquinhos Trad destacou a importância de fechar parcerias que acreditam no poder de transformação da educação. Ele frisou que a união entre a gestão e a cooperativa contribui para o desenvolvimento de todos os setores da cidade. “Esperamos bons resultados com essa parceria”, ressaltou o prefeito.
A secretária Elza Fernandes disse que os parceiros que acreditam no trabalho realizado nas unidades de educação colaboram com a proposta pedagógica da Reme, que busca a valorização da realidade dos alunos. “Sabemos como é importante fazer um trabalho diferenciando e hoje estamos colhendo os frutos de um trabalho feito em parceria e dedicação de toda a equipe”, disse.
Para o presidente do Sicredi Campo Grande, Wardes Lemos apostar na educação financeira nas escolas vai além de auxiliar alunos e professores quanto a utilização de créditos, aplicação de recursos e as possibilidades e maneiras de comercializarem seus produtos. “O objetivo é que a criança cresça sabendo valorizar o dinheiro ganho pela família, quanto custa ganhar este dinheiro e como utilizar esses recursos. Queremos despertar o interesse pela educação financeira e, com relação aos alunos da área rural, mostrar que o agronegócio é fundamental para o desenvolvimento do país e incentivá-los a investir no setor”, pontuou.
Aprendizado Lúdico
O material que será utilizado nas palestras, que devem ter início já no primeiro semestre de 2020, tem foco no aprendizado lúdico e foi produzido em parceria com os estúdios Maurício de Souza que elaborou três gibis, baseados na cartilha do Banco Central sobre educação financeira.
A diretora Milena Saccuchi, da escola municipal José do Patrocínio, da área rural, destaca que está empolgada com a iniciativa. “Tive acesso ao material e sei que os alunos irão adorar. É um estímulo para nós professores e uma valorização do nosso trabalho porque as palestras irão nos orientar dentro da nossa realidade, do que já produzimos na unidade”, explicou.