Igreja compra barco para levar o evangelho a ilhas distantes

Compartilhe:

O cenário do cristianismo global mudou dramaticamente desde 1910. Entre 1910 e 2010, o número de envolvidos no evangelismo e discipulado aumentou de 62.000 para 400.000, segundo fontes. No entanto, apesar do aumento, as agências de missão e desenvolvimento ainda estão lutando para alcançar os não alcançados com o evangelho.

No que foi apontado como um marco, a Igreja de Uganda encomendou oficialmente esta semana um novo barco para acessar várias ilhas que já foram fechadas pelo segundo maior lago de água doce do mundo, o Lago Victoria.

A diocese de Namirembe, através de uma liberação no sábado, confirmou a disponibilidade do barco para a paróquia de Ssese no local de desembarque de Mwena – Kalangala. O evento foi oficiado pelo Bispo Wilberforce Kityo Luwalira.

A Igreja de Buford – Reino Unido e os cristãos da paróquia de Ssese compraram o barco com nove milhões de xelins ugandenses (cerca de US $ 2425) e tem capacidade para 40 pessoas.

“O barco ajudará no trabalho missionário da Paróquia de Ssese na divulgação do evangelho em áreas de difícil acesso nas Ilhas Ssese”, dizia o comunicado.

Com uma população de cerca de 35.000 habitantes, as Ilhas Ssese são um arquipélago de oitenta e quatro ilhas na parte noroeste do Lago Victoria, em Uganda. Cerca de quarenta e três das ilhas são habitadas.

As ilhas são uma área de língua luganda. Fora da baía de Kalangala, os habitantes das ilhas podem não falar inglês.

As ilhas variam em tamanho, de menos de 10.000 metros quadrados (2,5 acres) a mais de 40 quilômetros (25 milhas) de comprimento para a maior ilha, a ilha de Bugala.

Considerando relatórios recentes, a AIDS é um grave problema de saúde nas Ilhas Ssese, e a taxa de infecção é extremamente alta. Entre as aldeias de pescadores das ilhas, mais de 90% da população está infectada.

Os crocodilos do Nilo são comuns nas ilhas e, devido à pesca excessiva por seres humanos e à falta de presas abundantes na área, passaram a atacar os seres humanos com mais consistência.