Morador de rua participa do Enem e sonha em cursar Direito

Compartilhe:

Entre as cinco milhões de pessoas que participaram do Enem nesses dois últimos domingos, estava Arno Muniz, de 46 anos. Realizar a prova será uma oportunidade de mudança de vida, além de motivo de muito orgulho. O homem de quase 50 anos é morador de rua, e apesar das dificuldades, conseguiu se preparar para as provas. A sua história foi revelada pelo jornal O Município Blumenau.

Em situação de rua há 4 anos desde que ficou desempregado, Arno conseguiu pagar a sua inscrição com dinheiro arrecadado nas ruas de Blumenau, em Santa Catarina, onde vive. Com o boleto em mãos, ele pedia ajuda aos motoristas que paravam nos sinais.

O projeto e o sonho de Arno é estudar Direito. “Quero lutar pelos moradores de rua. As pessoas não sabem o que a gente sofre e nem o preconceito. As provas estavam bem difíceis, mas consegui concluir as questões e a redação” disse Arno.

O morador de rua sempre trabalhou na área da construção civil e expedição em indústrias, mas desde que ficou desempregado, foi parar nas ruas, onde vive há 4 anos. Entre 2017 e 2018, voltou a estudar e concluiu o ensino fundamental e médio pelo Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (ENCCEJA). Com a ajuda dos funcionários de um posto de gasolina, Arno consegue guardar seus pertences e tem também um espaço para estudar. Mas seus livros e os diplomas dos cursos estão sempre com ele, com medo de ser roubado.

“Eu queria muito um lugar para morar. Para tomar banho diariamente, lavar roupa e guardar meus pertences”, desabafa Arno.

O resultado das provas será divulgado no começo de 2020. Até lá, o morador de rua busca um emprego, agora com o ensino médio concluído, ao mesmo tempo em que procura por um local onde possa dormir diariamente.