Alguns podem subestimar o impacto de empacotar caixas de sapatos durante as férias do Samaritan's Purse, mas um pastor deficiente usou o projeto do ministério para testemunhar uma vila inteira de pessoas não alcançadas em uma área montanhosa remota do México, onde agora têm sua primeira igreja.
A Operação Christmas Child, um projeto da Samaritan's Purse, forneceu uma porta aberta para as pessoas participarem dos esforços de evangelismo em todo o mundo, enchendo caixas de presente do tamanho de sapatos que são enviadas para mais de 160 nações, incluindo 50 áreas de difícil acesso. A Operação Natal Criança recolhe presentes da caixa de sapatos cheios de brinquedos, material escolar, itens de higiene e folhetos com a mensagem do Evangelho. O projeto então entrega as caixas para crianças carentes em todo o mundo em mais de 160 países, abrindo a porta para a próxima geração ouvir a mensagem de Deus.
No mês de outubro, o site cristão The Christian Post testemunhou como o ministério da caixa de sapatos impactou uma vila isolada no México.
La Laguna é o lar de um povo indígena chamado Mexicaneros, ou o povo Nahuatl, e até alguns anos atrás essas pessoas nunca ouviram a mensagem evangélica da salvação em Jesus Cristo. Foi a fé ousada do pastor José Benitez, residente em Tequila, que mudou para sempre o destino espiritual dos moradores. Em 22 de outubro, a vila levantou sua primeira igreja na montanha.
Havia mais de cem cristãos professos – jovens e idosos – na dedicação da igreja, junto com uma pequena equipe da Operação Natal de Samaritan, Bolsa e Criança e Edward Graham, neto do falecido evangelista Billy Graham.
Benitez, natural do México, contraiu poliomielite aos 2 anos de idade e nunca conseguiu andar. Mas o pastor não permitiu que sua deficiência o impedisse de responder ao chamado de Deus em sua vida. Benitez repetidamente arriscou sua vida ao longo dos anos para fazer uma caminhada de seis horas pelas montanhas até a vila de La Laguna para pregar aos povos indígenas que vivem lá.
Depois de anos viajando para cima e para baixo da montanha para pregar e não ver muito fruto de seus trabalhos na área perigosa, o ministro decidiu dar uma oferta de caixa de sapatos da Operação Natal Infantil na vila, o que resultou em quase uma centena de crianças aceitando Jesus como o senhor delas. As crianças, tornaram-se pequenos evangelistas de suas próprias famílias, todos presentes na cerimônia de inauguração da igreja de La Laguna.
Então, quem é esse homem disposto a arriscar sua vida e ir para as montanhas para ganhar almas em nome de Jesus?
Enquanto estava em La Laguna, o repórter americano conversou com Benitez para aprender mais sobre sua vida e sua jornada corajosa para fazer discípulos em uma região do mundo para a qual a maioria das pessoas não gostaria de ir.
"Passaram 42 anos antes de eu receber Jesus em meu coração", disse Benitez sobre seu passado.
Antes de vir a Deus, ele admitiu viver uma vida de embriaguez enquanto viajava pela cidade com um grupo de músicos.
"Deus mudou minha vida", declarou ele sobre sua transformação.
O pastor, que anda de scooter por não poder usar as pernas, voltou à fé depois de ouvir um evento evangelístico em Tequila. Ele se lembrou de ouvir uma menina cantando a letra “Eu tenho um amigo que me ama e meu amigo é Jesus Cristo”. Essas palavras o obrigaram a renunciar à sua vida e ser batizado.
"O Senhor me disse que eu quero você aqui em Jerusalém, 'na minha vizinhança,' você começará a trabalhar lá '", lembrou Benitez. Então, depois de ouvir de Deus, ele começou a "bater às portas".
"Este é um chamado. Vi muita necessidade na minha cidade e disse: 'Deus, quero proclamar a Sua Palavra, envie-me', e aqui estou. Há muitas famílias, muitas crianças que receberam Jesus Cristo em sua vida ", testemunhou.
Depois de ministrar por algum tempo de porta em porta, ele recebeu um programa de rádio de meia hora que atingiu muitas cidades do México e até pessoas que moravam nas montanhas. Foi o show dele que chegou à vila de La Laguna, que na época ele descreveu como violento, com armas, assassinatos e drogas.
Ele recebeu uma carta de uma mulher local em La Laguna chamada Eusebia, que disse que seu programa de rádio a levou à fé em Cristo e que ela queria que Benitez fosse visitar sua vila e pregar à comunidade, porque ninguém havia ouvido falar de Jesus. Naquela época, porém, ele não tinha um veículo capaz de subir e descer os terrenos difíceis da montanha.
No entanto, Deus respondeu às orações de Eusébia e logo após a solicitação da carta, o pastor recebeu um milagre.
"O Senhor providenciou um caminhão. Ele chegou na frente da minha igreja. Eu não conhecia essa pessoa, mas Ele recebeu uma palavra do Senhor e disse que eu traria este caminhão. Então ele foi embora e até hoje eu não sei quem ele era ", disse Benitez. " Por meio daquele caminhão, eu pude chegar a esse caminho. "
Eusébia não pode acreditar no que o Senhor fez em sua aldeia e disse que estava feliz por tantas pessoas participarem da inauguração da igreja.
Quando perguntado sobre sua incapacidade de andar e se ele se sentiu limitado por isso, Benitez chorou ao contar sua infância.
"Eu não conhecia meu pai ou minha mãe [quando criança], eles morreram, então não havia recursos para eu procurar um médico. Não havia vacinas. Então, eu cresci com esse desafio físico. Eu costumava rastejar para andar por aí ”, compartilhou o homem de fé.
Ele acabou sendo presenteado com uma scooter por um político local que o viu engatinhar e, desde então, usa o veículo para se locomover.
"Estes são meus pés, isso é transporte, então não há limitação para eu trazer a Palavra de Deus", declarou Benitez.
O fiel seguidor de Cristo visitou a vila de La Laguna por muitos anos antes de ver qualquer fruto surgir dos moradores de lá, com exceção de Eusébia e sua família.
E então, um dia, ele ouviu falar da Samaritan's Purse, organização evangélica cristã de ajuda humanitária, e do projeto Operação Criança Natal. Ele decidiu se tornar um parceiro do ministério local da organização e usar o programa da Operação Natal Infantil para realmente causar um impacto na remota vila.
Ao capitalizar a generosidade daqueles que dão caixas de presente, Benitez foi de um lado para outro às montanhas por 10 anos abençoando as famílias de lá e compartilhando o amor de Jesus. Desde o lançamento do programa de discipulado de 12 lições da Operação Criança Natal, A Maior Jornada, que leva as crianças a descobrir o que é seguir a Jesus e como compartilhar isso com sua família, o pastor viu muitas pessoas aceitarem Jesus como seu Senhor e Salvador.
Seu discipulado usando A Maior Jornada levou à primeira dedicação da igreja de La Laguna na região de pessoas não alcançadas. Durante a cerimônia da igreja também houve vários batismos.
"Dessa forma, ganhamos muitos filhos para Cristo e isso é uma prova", disse Benitez sobre a Operação Christmas Child.
"Temos duas grandes comunidades trabalhando com cerca de 200 crianças em duas cidades. Isso vai ser lindo porque essas crianças continuarão a compartilhar o Evangelho", disse ele.
Para obter mais informações sobre como você pode ajudar pastores como Benitez e outros ao redor do mundo embalando caixas de presente, visite o site da Operação Natal Infantil.