O pastor John Piper revelou recentemente a única história da Bíblia que o deixou perplexo e um tanto confuso – uma admissão surpreendente de um pregador conhecido por desempacotar magicamente as escrituras.
A admissão de Piper gira em torno de Mateus 17: 14–20, Marcos 9: 17–29 e Lucas 9: 37–43, versículos que se referem a uma história sobre Jesus realizando um exorcismo em um garoto epilético possuído por um demônio. Um homem chamado Scott escreveu a Piper para perguntar o que Cristo queria dizer quando se referiu nessas escrituras à “pouca fé” dos discípulos.
“O que Jesus quis dizer com 'por causa da sua pouca fé'? O que é exatamente que os discípulos não tinham? ”perguntou Scott . “Parece que a resposta de Jesus fornece combustível fácil para os cristãos que sofrem, que podem ser informados de que Jesus sugere que, se tivessem fé suficiente, poderiam ser curados. Como isso não é o assunto?
Piper respondeu admitindo que ele não entende completamente as palavras de Jesus ali e que as encontra "em parte desconcertantes". A partir daí, o pastor disse que "lutaria alto" e convidaria outros cristãos a processar a história com ele, acrescentando que ele quer que as pessoas saibam que certamente existem partes da Bíblia que o deixam com perguntas.
Dito isto, Piper também deixou claro que a confusão sobre os versículos da Bíblia não prejudica sua fé.
“Jesus fez tanto e disse tanto que a glória de Deus nele me conquistou para confiar nele e valorizá-lo por causa do que vejo e entendo, mesmo que haja aspectos do que ele diz que às vezes eu não entendo”, disse Piper.
O pregador então recapitulou a história da possessão do menino, bem como as palavras que Cristo tinha para os discípulos:
Mateus 17: 17–20. Jesus desce do Monte da Transfiguração. Ele descobre que os discípulos não conseguiram curar um menino e expulsaram o demônio que o pai havia trazido aos discípulos. A resposta de Jesus à sua incapacidade e a declaração do pai de que eles não podiam fazer isso vem no versículo 17:
“Ó geração infiel e distorcida, por quanto tempo devo ficar com você? Quanto tempo vou suportar com você? Traga-o aqui para mim. ”Eu acho que é uma referência, não apenas às multidões, mas aos discípulos porque são eles que não conseguiram. Eles são os que não tiveram fé. Ele está dizendo algumas coisas bem fortes – "Ó geração sem fé e distorcida".
Ele continua indo para que no versículo 18 vejamos que Jesus repreendeu o demônio:
Jesus repreendeu o demônio, e ele saiu dele [o menino], e o menino foi curado instantaneamente. Então os discípulos foram a Jesus em particular e disseram: “Por que não pudemos expulsá-lo?” Ele lhes disse: “Por causa de sua pouca fé. Pois em verdade vos digo que, se você tiver fé como um grão de mostarda, dirá a esta montanha: 'Vá daqui para lá', e ela se moverá, e nada será impossível para você. ”(Mateus 17: 18–20)
Com tudo isso em mente, Piper disse que ficou coçando a cabeça por causa do fato de Jesus primeiro dizer que os discípulos não tinham fé. Então, Cristo disse que eles tinham "pouca fé". É essa última parte, porém, que é o ponto de partida, pois Jesus também proclama que uma semente de mostarda é a menor das sementes.
E ele diz o seguinte em Mateus 17:20: “Porque você tem tão pouca fé. Em verdade vos digo que, se você tem fé tão pequena quanto uma semente de mostarda, pode dizer a esta montanha: 'Mude daqui para lá', e ela se moverá. Nada será impossível para você.
Piper se perguntou por que os discípulos, então, mesmo com "pouca fé" não podiam mover montanhas, como Jesus disse no verso sobre a semente de mostarda. Afinal, como Piper observou, a fé pequena do tamanho de uma semente de mostarda ainda é pequena, mas enquanto Jesus disse que esse tipo de fé podia mover montanhas, ele também disse que os discípulos não podiam expulsar um demônio por causa disso.
"Você vê por que estou confuso?" Piper disse. "Estou perplexo com o que Jesus está dizendo aqui."
Ele então explicou algumas teorias em potencial, incluindo a noção de que Jesus poderia estar dizendo que os discípulos não apenas tinham uma pequena quantidade de fé, mas também que eles tinham o tipo errado de fé. Talvez isso tenha algo a ver com o que estava em seus corações, ou algum outro elemento que o leitor não possa ver fácil ou facilmente.
No final, Piper advertiu as pessoas a olharem para a Bíblia em sua totalidade e a não assumirem, com base nessa história, que uma falha na cura é sempre indicativa de um baixo nível de fé. Com informações Faithwire