Acredito que aquele servo que recebeu apenas 1 talento nada fez porque era ingrato e se sentiu inferior ao receber menos ou por ter menos capacidade produtiva que os outros. Ele acabou por se auto justificar e culpar ao seu Senhor.
A ingratidão leva uma pessoa a viver se comparando com os outros, deixando-a desmotivada e frustrada toda vez que vê o sucesso alheio.
A ingratidão é fruto da soberba. Pessoas soberbas são ingratas. Elas são gratas apenas quando se trata de coisas grandes e de alto valor, tipo um carro, uma casa, uma fazenda, um diploma de curso superior etc.
A gratidão é fruto da humildade e faz com que uma pessoa que tenha muito pouco se sinta muito feliz. Ela agradece pelas pequenas coisas e se sente privilegiado por viver e por tudo de bom que acontece em sua vida. Para pessoas assim até uma pequena flor no campo é motivo de gratidão.
Há pessoas com grande conquista e com muita abastança, todavia estão infelizes e cheios de frustação. Elas deixaram a gratidão e ambicionam cada vez mais. Suas desculpas é que precisam ser competitivos e ter foco, e que o importante é ser o primeiro etc.
A ingratidão pode levar alguém a não enxergar sua própria capacidade e assim se reclusar e enterrar seu talento.
Pessoas ingratas consideram que, se sua participação e produtividade for pequena logo não tem importância; acreditam que para ser importante tem que ser grande, tem que ser caro, tem que ser o primeiro, tem que ser o melhor, tem que ser famoso etc.
Você que é pastor deve considerar que para Deus, mais importante que tamanho de igreja e número de membros é você obedecer a ELE e cumprir o seu desígnio pessoal.
Talvez Deus queira que você faça a felicidade de algumas poucas pessoas e se você fizer isso com humildade sentirá grande satisfação.
Há líderes que Deus escolheu para conquistar e administrar grandes rebanhos, grandes personalidades e grandes estruturas operacionais, mas você foi também escolhido para algo que dará prazer a Deus, ainda que pareça menos importante a você e aos homens.
Se você não atender o clamor de Deus que está em seu coração estará autorizando ataques satânicos contra sua geração.
Há milhares de cristãos infelizes e amargurados porque não atenderam ao chamado do Espírito Santo.
Há muitos idosos deprimidos e rabugentos porque não fizeram o que Deus os inspirou quando eram jovens.
Servir é o mais alto grau de satisfação na terra.
Atenda o clamor do seu coração. Deus colocará um desejo lá;
''Eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras'' (Ap. 22:12).
Por Apóstolo Sandim
Rede Social: facebook.com/apostolosandim.orali