A dupla de cineastas cristãos Alex e Stephen Kendrick fizeram seis filmes juntos, começando com “Flywheel” em 2003 e “Facing the Giants” em 2006, até o recém-lançado “Overcomer”. E em cada um dos seus filmes, o casamento tem um papel fundamental.
Os irmãos Kendrick estão trabalhando para retratar o casamento de uma forma positiva em Hollywood, mesmo à medida que a sociedade secular se distancia cada vez mais da compreensão bíblica da instituição religiosa – uma união sagrada entre um homem e uma mulher projetada especificamente para imitar a mensagem do Evangelho.
“Deus usa o casamento para nos aguçar, nos moldar, para nos tornar mais frutíferos, para ter famílias e cultivá-los”, Alex Kendrick disse à Faithwire durante a estréia de “Overcomer” em Dallas na semana passada. "Então, se há algo que podemos fazer em nossos filmes para incentivar casamentos a buscar a piedade, para buscar a definição de Deus de amor e princípios, nós faremos isso."
Ele continuou explicando que os filmes da Kendrick Brothers frequentemente lidam com problemas comuns de relacionamento, particularmente entre cônjuges e pais que lutam para se relacionar com seus filhos.
"Vencedor", por exemplo, trata da questão da identidade contando as histórias de um punhado de famílias de cidades pequenas cujas vidas foram inesperadamente viradas de cabeça para baixo por uma série de circunstâncias imprevistas.
"Achamos que seria saudável para os casais saberem como encorajar e amar quando a identidade talvez não esteja completamente resolvida", explicou Alex Kendrick. “Como é neste filme, a maioria dos homens coloca sua identidade em seu trabalho, e quando isso é retirado deles, eles lutam. Nesse filme, isso acontece, então mostramos o que um cônjuge faria nesse caso, como um cônjuge poderia encorajar, amar e apoiar seu cônjuge quando está lutando com sua identidade ”.
Para Stephen Kendrick, ele disse que é importante priorizar adequadamente nossas vidas abordando as duas partes mais valiosas da existência humana: nosso relacionamento com Deus e nossos relacionamentos com os outros.
Se as pessoas alinham seus relacionamentos com suas famílias, amigos, cônjuges e filhos com princípios bíblicos, ele disse, “abençoa todos os outros aspectos da cultura de várias maneiras – é construído sobre isso”.
É claro que, durante um período em que a instituição do casamento está sob um ataque tão grande, os Irmãos Kendrick realmente deram uma importante mensagem.
A professora e autora da Bíblia, Priscilla Shirer, que protagoniza o último filme de Kendricks, “Overcomer”, que estréia nos cinemas em todo o país em 23 de agosto, disse ao site Faithwire que é “crítico” esclarecer o valor do casamento, observando que ela ainda recebe mensagens de casais cujos casamentos foram restaurados depois de ver o filme 2015 “War Room”, no qual Shirer interpretou o personagem principal.
“Eu acho que Deus está usando isso – na verdade, eu sei que ele é, porque, até hoje, recebemos cartas, e-mails e comentários de pessoas que deram seus casamentos uma segunda vez simplesmente porque viram 'Quarto de Guerra' e perceberam que não tinha considerado a oração, eles não tinham feito isso ”, disse ela. "Então, literalmente, recebemos testemunhos de pessoas cujos casamentos ainda estão intactos por causa disso."
Shirer prosseguiu explicando que é importante dar representação em entretenimento a “casamentos saudáveis”, que ela diferenciava de “casamentos perfeitos” – relacionamentos que na verdade não existem. Ela disse que é importante mostrar os "picos e vales" do casamento.
"Todos os casamentos precisam de assistência, eles precisam da ajuda de Deus", disse Shirer, acrescentando o "alicerce" da nossa sociedade? "É uma família forte."
O novo filme "Overcomer" está nos cinemas agora. Para mais informações sobre o filme baseado na fé, clique aqui .