O Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas é marcado por mobilização nacional pelo enfrentamento ao tráfico de pessoas, através da campanha "Coração Azul", coordenada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pelo governo federal. A data foi aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em novembro de 2013.
Nos últimos oito anos, mais de 4,5 mil ações envolvendo tráfico de pessoas tramitam ou tramitaram na justiça brasileira. São mais de 780 ações envolvendo crianças e adolescentes.
Segundo dados da ONU, a indústria do tráfico de pessoas movimenta todos os anos 32 bilhões de dólares em todo o mundo, dos quais 85% provêm da exploração sexual. No Brasil, estes dados ainda são obscuros, já que, de acordo com um relatório do Ministério da Justiça publicado em 2017, esse tipo de crime é registrado impropriamente, fazendo com que não seja impossível avaliar estatisticamente.
As denúncias sobre tráfico de pessoas podem ser feitas pelo disque 100 e 180, números disponibilizados gratuitamente pelo Ministério da Justiça e Secretaria Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres. Em Campo Grande o Projeto Nova têm atendido pessoas que foram vítimas de abusos ou exploração sexual, para conhecer mais o projeto você pode acessar: www.projetonova.com
O Coração Azul
Este é o símbolo da campanha mundial contra o tráfico de pessoas, coordenada do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). Desde que a campanha foi lançada, a Secretaria Nacional de Justiça realizou uma série de eventos, palestras, seminários e oficinas levando a temática para debate em diversos estados e municípios brasileiros.
Durante todo o dia 30, Preta Gil, a modelo Lea T e os atores Fernanda Paes Leme, Renato Góes e Alice Wegman, celebridades que apoiam a campanha, criarão uma “onda azul” nas redes sociais, vestindo a camiseta do projeto e usando as hashtags #TodosContraOTráficoHumano #SomosLivres #OndaAzul.
Para quem quiser se informar mais sobre o tema, o Ministério Público do Trabalho disponibilizou em seu site uma cartilha esclarecendo como identificar o tráfico humano. Acesse https://mpt.mp.br/
Assista ao depoimento de uma ex aliciadora, explicando como funciona o aliciamento de criança: