Raiva e Modéstia

Compartilhe:

Fique atento quando algo te deixar com raiva. Aquilo que você não tolera é justamente o que você tem poder para mudar. A raiva é a fonte das mudanças.

Raiva geralmente é paixão precisando de uma atitude (Efésios 4:26-27).

A raiva que produz mudanças benéficas não é ódio e nem amargura.

A falsa modéstia mantém muitos campeões fora do podium.

Davi tinha  verdadeira humildade e modéstia e foi um campeão (1 Samuel 17.23-58).

Davi ficou revoltado com a afronta. Porém o soberbo tolera a injustiça para não se expor. Ele permite a injustiça mesmo vendo que poderia fazer algo, somente para não se contrapor ao politicamente correto. (verso 26).

Davi deu valor à recompensa (verso 26). Isso é sabedoria. Devemos ser abnegados do interesse material, mas as recompensas são legitimas e cabe somente ao detentor da recompensa aceitá-la ou não.

Davi desviou dos que não respeitavam o seu desígnio (verso 30).

Davi se mostrou afim de chamar a atenção de Saul (verso 30,31).

Muitos escondidos numa falsa modéstia, deixam de difundir seus Dons e seu chamado. Jesus e Eliseu fizeram propaganda (Lc 10.1), (2 reis 5.8).

Davi contou suas proezas com humildade afim de ganhar credibilidade junto ao rei Saul (versos  33-37). Davi creditou ao Senhor suas vitórias (verso 37).

Davi negou-se a fazer da maneira que os outros faziam, (Verso 38,39).

Davi fez as coisas da sua própria maneira. Isso é foco e humildade. 

Hoje se fala muito em foco, e são muitos os que querem encaixar os outros no seu próprio foco, sem observar a singularidade e o chamado de cada um.

Devemos ser sábios e humildes para focar no nosso desígnio pessoal e fazer as coisas conforme nossas próprias forças e da nossa maneira. (Eclesiastes 9.10ª).

Isso requer humildade e modéstia, porque cada servo de Deus recebeu um nível de capacidade.

Davi era precavido, levou a mais (verso 40). O sábio sempre conta a mais, prevê a mais, faz para sobrar e não contado. Chega sempre adiantado e não atrasado.

Davi era cuidadoso com as palavras. Falava sobre vitória que era o que queria ( verso 46). Perdedores amam falar de doenças e de problemas.

Davi era ruivo e simples, não tinha cara de guerreiro, não tinha tatuagens, não tinha armadura, não tinha cara de bravo e nem de arrogante. Assim você também não precisa disso para ser um campeão.

Apóstolos Sandim e Orali – 23.07.2019

O artigo não representa a opinião do portal; a responsabilidade é do autor do texto.