Igreja em Portugal arrecada dinheiro em menos de 24 horas para reconstruir casa destruída por tempestade

Compartilhe:
Reprodução

Uma família que teve a casa destruída após a tempestade “Martinho”, que atingiu o sul de Portugal em março deste ano, recebeu apoio imediato da igreja local, que conseguiu arrecadar toda a quantia necessária para a reforma da residência em menos de um dia.

A tempestade “Martinho” causou grandes danos em várias regiões do país. Com ventos que superaram os 120 km/h, a tempestade derrubou árvores sobre carros, destruiu estruturas e virou aviões de pequeno porte no aeródromo de Tires. A Grande Lisboa foi a área mais afetada, com registros de pelo menos seis feridos.

O casal Lucas e Elaine foi uma das famílias impactadas pela tempestade. O pastor Juninho Alves, da Comunidade Cristã Renovada Algarve, relatou ao Guiame que o incidente aconteceu de madrugada, no dia 18 de março. “Por volta da 1h da manhã, eles estavam em casa quando o cômodo da frente que Lucas havia construído foi levado pelo vento, danificando o telhado da casa móvel. Foi um desespero”, contou o pastor.

Quando o pastor chegou ao local na manhã seguinte, encontrou a família em choque diante da destruição. “O cenário era devastador, e o choro deles era silencioso, cheio de dor”, compartilhou Juninho. Ele então fez um vídeo dos danos e enviou para os grupos da igreja, além de publicar no Instagram. A resposta foi imediata: “Às 8h da manhã, já estava começando a arrecadação, e até as 14h, já tínhamos 90% do valor necessário. Às 15h, o valor total para a reconstrução já estava reunido”, relatou o pastor.

Além da ajuda financeira, um irmão da igreja decidiu doar uma cozinha planejada para a família, e o pastor, com a ajuda de um amigo especialista em design de interiores, ainda compraram uma nova porta para a casa.

“Foi muito rápido”

O pastor Juninho destacou que tudo foi resolvido de forma rápida e eficiente: “Em poucas horas, tudo estava resolvido. No mesmo dia, o telhado foi completamente reconstruído, e mais de 20 homens, incluindo membros da igreja e outros voluntários, trabalharam para ajudar.”

Um jovem que havia se convertido recentemente e ainda estava em processo de discipulado, parou sua empresa e levou seus funcionários para ajudar na reconstrução. “Ele trouxe marceneiros, ajudantes, e em menos de uma semana, a parte destruída da casa estava levantada novamente. Um irmão da igreja, especializado em obras, também se envolveu e levantou toda a estrutura”, explicou Juninho.

Reconstrução e apoio contínuo

Atualmente, a casa da família está completamente pronta por fora, e os cristãos continuam ajudando a finalizar os detalhes internos. “Estamos agora terminando com a instalação da cozinha planejada e ajustando a parte da marcenaria”, contou o pastor.

Juninho concluiu o relato destacando a união e o apoio da comunidade: “Foi muito bonito ver como os irmãos se mobilizaram, inclusive pessoas que nem conheciam muito o casal, porque são bem discretos e simples. Eles têm um coração bom e sempre ajudam a igreja.”

O pastor ainda fez uma comparação entre a situação antes e depois da tempestade: “Antes, era quase desumano morar na casa, mas agora está tudo lindo. Graças a Deus!”

Com informações: Guia-me