Papa Francisco morre aos 88 anos um dia após a Páscoa

Compartilhe:
Papa Francisco apareceu publicamente no domingo de ramos Foto: EFE/FABIO FRUSTACI

O Vaticano anunciou, nesta segunda-feira (21), a morte do Papa Francisco, aos 88 anos. Nascido em Buenos Aires, na Argentina, com o nome Jorge Mario Bergoglio, ele lutava contra uma doença pulmonar crônica que se agravou nos últimos dias.

A notícia da morte do pontífice comoveu o mundo, especialmente por ter ocorrido apenas um dia após o Domingo de Páscoa. Mesmo com a saúde bastante debilitada, ele apareceu brevemente na sacada da Praça São Pedro para abençoar os fiéis — um gesto que foi recebido com aplausos e emoção pela multidão reunida no Vaticano.

Francisco vinha se recuperando de um sério quadro de pneumonia bilateral e, por isso, não celebrou a tradicional missa de Páscoa neste ano. A cerimônia foi conduzida pelo cardeal Angelo Comastri, arcipreste emérito da Basílica de São Pedro.

Eleito em 2013, Papa Francisco foi o primeiro latino-americano e o primeiro jesuíta a liderar a Igreja Católica. Ao longo do seu papado, ficou conhecido por seu discurso simples, atitudes humildes e defesa dos pobres, do meio ambiente e da paz.

O Vaticano ainda não divulgou detalhes sobre o velório e os próximos passos para a escolha do novo líder da Igreja Católica.

*Pleno.News