Está fora da sua cidade? Justiça Eleitoral orienta sobre justificativa de ausência no 2º turno

Compartilhe:
Divulgação

Neste domingo (27), eleições de 51 cidades brasileiras retornarão às urnas para decidir o segundo turno das eleições legislativas de 2024. A votação é obrigatória para a maioria dos eleitores, mas quem estiver fora do domicílio eleitoral pode justificar a ausência. Entre as cidades com disputa no segundo turno são 15 capitais, incluindo São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR).

A Justiça Eleitoral disponibiliza duas formas de explicação do voto: pelo aplicativo e-Título, que pode ser acessado em celulares Android e iOS, e pelo preenchimento do formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral, que deve ser entregue nos locais específicos definidos pelos Tribunais Regionais Eleitorais .

A justificativa pode ser feita no dia da votação, tanto pelo aplicativo quanto presencialmente. Após o pleito, as reuniões que não votaram têm até 60 dias para explicação da ausência. Aqueles que já justificaram no primeiro turno e estarão ausentes novamente deverão realizar o procedimento uma segunda vez.

O segundo turno só ocorre em municípios com mais de 200 mil eleições, e a votação vai até às 17h, no horário de Brasília.