
Imagem ilustrativa
A comunidade de pais de autistas vem lutando há muito tempo pela ampliação dos direitos educacionais de seus filhos. Agora, estão unidos para pressionar o ministro da Educação, Camilo Santana, a homologar o Parecer do Autismo [50/23], do Conselho Nacional de Educação (CNE), que trata da inclusão efetiva dessas crianças no sistema educacional.
A advogada Flávia Marçal, professora da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e mãe de autistas, destaca a importância desse documento e pede o engajamento de todos para sua homologação pelo MEC.
A campanha #HomologaCamilo já alcançou grande repercussão, com mais de 50 mil comentários nas redes sociais do ministro, além de apoio de 2.600 entidades e coletivos de defesa de direitos de pessoas com deficiência, e mais de 37 mil assinaturas favoráveis.
O Parecer do Autismo valoriza o processo educacional e destaca a criação de protocolos de conduta para proteger e apoiar os estudantes com autismo, além de enfatizar a importância do Plano Educacional Individualizado (PEI) para o aprendizado e integração dessas crianças.
O texto, aprovado por unanimidade pelo Conselho Nacional de Educação em dezembro de 2013 e publicado em janeiro de 2023, aguarda manifestação do ministro da Educação.
Da redação