Governador do MS manda retirar livro de escolas estaduais por conter palavrões

Compartilhe:

Eduardo Riedel, governador do estado de Mato Grosso do Sul, mandou retirar das escolas estaduais o livro “O Avesso da Pele”, do escritor Jeferson Tenório, por conter palavrões.

Após esta decisão as escolas estaduais de Mato Grosso do Sul não terão mais no seu acervo o livro “O avesso da Pele”. A obra tem sido questionada, por usar palavrões e ser adotada pelo Ministério da Educação como parte do Programa Nacional do Livro e do Material Didático, desde 2022.

Segundo a SED (Secretaria Estadual de Educação) a determinação partiu do próprio governador do estado. “Por determinação do governador Eduardo Riedel, e após avaliação da SED da obra ‘O avesso da pele’, distribuída pelo Ministério da Educação, haverá recolhimento imediato dos exemplares”, afirmou.

A principal alegação da SED é que, por conta de palavras de baixo calão, usadas pelos personagens centrais, para falar de sexo, comprometem o uso da obra em ambiente escolar. “A medida se dá em função da linguagem utilizada em trechos do referido livro, contento expressões consideradas impróprias para a faixa etária da maioria dos estudantes atendidos pela REE (menores de 18 anos), com o uso de termos e jargões que inviabilizam a utilização pedagógica no ambiente escolar”. Agora os livros ficarão no acervo da Secretaria de Educação.