
Pensando em conquistar o apoio dos parlamentares evangélicos, no Congresso Nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende se encontrar com os principais integrantes da Frente Parlamentar Evangélica (FPE) já no início deste ano.
Segundo a CNN Brasil, integrantes do governo garantem que uma reunião, sem formato definido, deve ser agendada com “deputados e senadores mais moderados”. Inclusive, esses parlamentares já estão sendo sondados para participarem deste evento.
Uma fonte da Bancada ouvida pelo portal pleno.news garante que a maioria dos integrantes da frente, que são de direita, não tem interesse em sentar com o presidente para uma aproximação. Tampouco para aceitar votar a favor de pautas do governo.
Desta forma, Lula seguirá tendo dificuldades de conversar com a ala mais conservadora da bancada e de listar nomes “moderados” que realmente tenham relevância para atrair outros parlamentares para esse encontro.
TROCA DE PRESIDENTE DA FPE
Além de enfrentar a rejeição dos deputados e senadores mais atuantes entre os evangélicos, o petista terá outro entrave: a FPE voltará a ser presidida pelo deputado federal Eli Borges (PL-TO).
Ao contrário do atual presidente da Frente, Silas Câmara (Republicanos-AM), que tem perfil moderado, o deputado tocantinense é mais conservador e defende as pautas de costumes com mais intensidade. Ele retomará a liderança da bancada em fevereiro e isso deve dificultar os diálogos de representantes do governo federal com os parlamentares evangélicos.
Com informações do pleno.news e CNN Brasil