Dinamarca permitirá que adolescentes abortem a partir dos 15 anos sem consentimento dos pais

Compartilhe:

Imagem ilustrativa – Freepik

O governo da Dinamarca planeja permitir que adolescentes a partir dos 15 anos de idade possam realizar abortos sem a necessidade de obter consentimento dos pais. A ministra da Igualdade do país, Marie Bjerre, anunciou a nova medida em uma declaração à agência de notícias Ritzau, no dia 24 de maio, coincidindo com o 50º aniversário da descriminalização do aborto na Dinamarca.

Da mesma forma, é a partir dos 15 anos que os jovens têm acesso ao tratamento no sistema de saúde, sem a necessidade de envolver os pais", justificou a ministra.

A ministra acrescentou: "É uma decisão muito difícil, mas não é uma decisão dos pais. É uma decisão da jovem, porque diz respeito ao seu próprio corpo e à sua própria vida".

Atualmente, na Dinamarca, o limite de idade para realizar um aborto sem a autorização dos pais é de 18 anos. Esse limite nunca havia sido alterado desde a legalização do aborto no país em 1973. A data em que a faixa etária será modificada ainda não foi especificada.

De acordo com um relatório do Conselho de Aborto, houve 30 solicitações para aborto sem o consentimento dos pais em 2021, sendo que três desses pedidos foram negados.

O aborto é permitido na Dinamarca até as 12 primeiras semanas de gestação.

 

Por: Alzira Gavilan