Para celebrar o Dia da Bíblia 2022, no segundo domingo de dezembro, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) divulgou algumas propostas de ação. O intuito é ajudar e incentivar na mobilização das igrejas em todo o país para a comemoração da data, que tem como temática “A Bíblia, o livro da Paz” a partir da passagem bíblica de João 14.27a: “Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá”.
A campanha “Um milhão de sementes da Paz” está entre as iniciativas para celebrar o Dia da Bíblia este ano. A ideia é distribuir um milhão de Novos Testamentos. Os interessados em participar da ação podem adquirir kits com exemplares do NT personalizados com a temática e fazer a distribuição em sua comunidade. O material traz também ilustrações e diversos auxílios para a leitura bíblica.
A SBB propõe ainda outras formas de comemorar a data. A instituição sugere um culto especial durante a Semana da Bíblia ou no Dia da Bíblia, além da realização de uma maratona de leitura bíblica junto à igreja local. Material de apoio pode ser acessado neste link.
“Quando nós compartilhamos o evangelho de Jesus Cristo, a paz com Deus alcança, transforma e domina, dirigindo a vida das pessoas. São sementes da paz que Jesus dá. Sementes que farão surgir ou renascer o relacionamento com Jesus o Príncipe da Paz”, salienta o pastor Mario Rost, gerente de desenvolvimento institucional da SBB, em mensagem sobre o tema.
História do Dia da Bíblia
O Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha, pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. No Brasil, a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e dos Estados Unidos os primeiros missionários cristãos evangélicos. No entanto, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo (SP).
Desde dezembro de 2001, o Dia da Bíblia, uma comemoração tão especial, passou a integrar o calendário oficial do país, por meio da Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração da data em todo o território nacional.
Alzira Gavilan