Cristã perseguida, Ayse, em depoimento no Documentário Faces da Perseguição, do Portas Abertas. Foto: Reprodução.
“Nós cortaremos a cabeça deles se continuarem distribuindo Bíblias.” A frase foi dita por um extremista turco, e mostra um pouco da realidade vivida pela cristã Ayse Koyun na Turquia.
No 4° episódio do documentário “Faces da Perseguição” desta semana, você conhecerá o testemunho desta cristã.
Como a maioria dos seus compatriotas, ela nasceu em um lar muçulmano na Turquia. Apesar de se declarar um país laico, a realidade da sociedade turca é que a maioria muçulmana tem privilégios e orienta as leis do país.
Logo depois que um bebê nasce, as orações islâmicas são entoadas e as minorias de outras religiões, como os cristãos, são muito mal-vistas.
Uma nova vida
Antes de mais nada, ela recebeu educação tradicional islâmica. Dessa forma, Ayse seguia os rituais do Ramadã e as orações islâmicas, mas sem convicção do sentido daquilo. Em 1994, ela e a família fugiram para a Alemanha, por motivos de segurança, e durante dez anos moraram em um vilarejo de maioria cristã. Ali, ela e a família conheceram a Jesus.
Quando Ayse teve filhos, passou a enviá-los para as escolas cristãs, onde a filha mais velha conheceu Jesus e logo compartilhou com outros familiares.
Ela não creu em Jesus tão rapidamente. Foi quando estava sob a ameaça de ser deportada para a Alemanha que ela fez sua primeira oração a Jesus e viu o agir de Deus na vida dela e da família.
Desafios
Apesar das boas novas, Ayse ainda estava insegura quanto à reação do marido muçulmano quando soubesse que ela agora era cristã.
Quando, pouco depois, ela e o marido foram deportados para a Turquia sem os filhos, o desafio de permanecerem firmes em Jesus, sobretudo no país natal que maltratava cristãos, foi muito grande.
A cristã Ayse enfrentou desafios e outros momentos marcantes da sua vida. Além disso, confira testemunhos de outros cristãos e documentários pelo Portas Abertas. Confira a seguir!
Assista – Faces da Perseguição – 4° episódio
<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/irQHrAtfzxE" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>
As informações são da Open de Doors USA