Pastor Douglas Gonçalves – reprodução
Em uma série de três episódios o pastor Douglas Gonçalves, líder do ministério Jesus Copy, expôs o tema: como pregar para nova geração?
Nesta quinta-feira (04) foi o último vídeo da sequência. Ele relatou sobre a importância da comunicação da Palavra de Deus de maneira eficaz para os mais jovens.
Logo, confira um resumo dos temas abordados nos dois primeiros vídeos do Jesus Copy: “os sete erros na hora de pregar” e o “principal alvo da pregação”.
Sete erros na hora de pregar
Durante o primeiro vídeo da série, ele deu sete conselhos para aqueles que querem se comunicar melhor com a nova geração. Confira!
Ler o esboço todo: não é ideal ler a mensagem para todos, afinal esse conteúdo não está dentro de você. A nova geração quer pessoas que queimam por aquilo que carregam. Por isso, memorize seu esboço para que isso internalize em você.
Falar de vários assuntos na mesma pregação: estão falando de uma geração que tem menos foco, por isso precisamos escolher um assunto para falar e focar bem nele.
Ficar se diminuindo na hora de pregar: chegue com confiança, pois é a Palavra de Deus que será pregada e ela é poderosa. E lembre-se, é Deus que vai falar através da sua vida.
Ter cuidado com as repetições: cortar o vício de linguagens é importante, porque pode comprometer o ensino. Portanto, use formas diferentes para falar de assuntos que são mais parecidos.
Falar sem convicção: quando estamos falando da Palavra de Deus e você está preparado, fale com convicção. Essa é a diferença de pregar, pois a pregação está ligada com proclamar a Palavra Deus.
Se preocupar demais com as críticas: não preocupe demasiadamente com o que vão pensar de você, pois você foi chamado por Deus para pregar para essa geração e proclamar o evangelho.
Não ignorar completamente as críticas: as críticas também são importantes para que possamos melhorar. Elas não podem nos travar, mas também não podem ser ignoradas, porque as pessoas que estão nos ouvindo podem nos ajudar a crescer.
Alvo da pregação
No segundo dia da série, o pastor afirmou que o principal objetivo de propagar a mensagem do Evangelho é a transformação de pessoas. Entenda!
A partir do momento que tivemos uma experiência profunda com Deus e que mudou nossa vida, agora nosso papel é revelar Jesus e amar as pessoas a nossa volta para que elas também sejam transformadas.
Há duas formas para acontecer essa mudança: não estar preocupado em ser inteligente, mas ser claro. E também não se preocupar com tudo que você sabe, mas a quantidade de informação que vai trazer transformação.
Do mesmo modo, há três pilares que vão transformar o alvo da pregação: provar o ponto para o cérebro da pessoa. Logo, mostre que aquele ponto está correto com a Palavra de Deus.
Outro ponto é inspirar o coração da pessoa: conte ilustrações para ela se ver ali e seu coração seja tocado.
Além disso, instrua suas mãos: dê instruções claras para que aquela pessoa saiba o que fazer.
Nessa última live da série, apresentada nesta quinta-feira (04) o pastor ensinou como estruturar um esboço de pregação. Assista!
Assiste a última live – Conselhos