Imagem ilustrativa
O que fazer para ter um casamento feliz? A Bíblia dá vários conselhos práticos para tornar um casamento um lugar de refrigério. Um desses conselhos está escrito no livro de bíblico de Malaquias, e destaca a importância da fidelidade e da unidade.
“Não foi o Senhor que os fez um só? Em corpo e em espírito eles lhe pertencem. E por que um só? Porque ele desejava uma descendência consagrada. Portanto, tenham cuidado: Ninguém seja infiel à mulher da sua mocidade”, (Malaquias 2:15).
A Bíblia também traz importantes orientações práticas para o dia a dia do casal que busca encontrar a felicidade no relacionamento. Confira sete dicas sobre como ter um casamento saudável seguindo a Palavra de Deus.
1. Seguir Jesus juntos
Jesus deve ser sempre o centro do casamento. Por isso, é muito importante ler a Bíblia e orar juntos. Buscar a vontade de Deus juntos fortalece o casamento e ajuda a focar no que é mais importante. “Orai sem cessar.” (1 Tessalonicenses 5:17)
2. Ser fiel
Se manter fiel ao cônjuge é essencial para um casamento feliz! A Bíblia está cheia de avisos sobre o perigo da infidelidade no casamento. O casamento fiel traz muito mais prazer e realização que a traição (Provérbios 5:18-20).
Fidelidade exige disciplina. Todos passam por tentações mas, se você ama a Deus e a seu cônjuge, você precisa refrear os impulsos e pensamentos errados que surgem. Ore por domínio próprio, que começa com os pensamentos.
“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2).
3. Mostrar respeito
Seu cônjuge é uma pessoa muito especial, criada à imagem e semelhança de Deus. Nunca se esqueça disso! Se você quer ter um casamento feliz, respeite a Deus e respeite seu cônjuge. “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gênesis 1:27).
4. Querer o bem do cônjuge
O mundo ensina a cuidar primeiro de seus próprios interesses. A Bíblia ensina o contrário! No casamento feliz, cada um coloca os interesses do cônjuge em primeiro lugar. O casal feliz se sacrifica um pelo outro e descobre um amor muito mais profundo.
Por exemplo, é o dia do marido fazer o jantar mas a esposa vê que ele está muito cansado e decide fazer o jantar no seu lugar. Ou o marido quer ver o futebol mas decide ver um filme que a esposa prefere. Os pequenos (e grandes) sacrifícios tornam o casamento mais feliz. “Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.” (Filipenses 2:4).
5. Perdoar e pedir perdão
Ninguém é perfeito. No casamento os dois vão fazer coisas erradas que vão machucar um ao outro. Por isso, é muito importante ser humilde e pedir perdão, procurando agir melhor da próxima vez. Também é preciso aprender a perdoar e largar o ressentimento. Onde há reconciliação, há felicidade.
“Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.” (Colossenses 3:13).
6. Comunicar
Investir na comunicação é muito importante para o casamento. Os dois precisam se conhecer melhor e alinhar seus objetivos e sonhos. Tudo isso acontece através da comunicação. “Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” (Amós 3:3).
7. Perseverar
Construir um casamento feliz não é fácil. Leva tempo e sacrifício. Vão passar por tempos muito difíceis mas nunca se podem esquecer de seus votos: “na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, até que a morte nos separe”. Se os dois querem realmente ter um casamento feliz, precisam lutar por ele, sem desistir! E Deus ajudará. “Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.” (Mateus 19:6).
Com informações: Respostas Bíblicas.